Este modelo de gestão escolar está errado. Ponto final, parágrafo. Não vai lá com remendos a fingir que são “reforma”. Porque, como em tempos de Estado Novo, as tropelias podem vir com a chancela da “lei”, tudo muito bem alinhado e discriminado. Afinal, no Estado Novo, havia uma Constituição que tinha sido plebiscitada e tribunais formalmente independentes. O problema é que existem momentos em que os abusos vão para além do que a própria lei permite. Publicarei ainda hoje um documento dirigido por um subdirector a uma Presidente do Conselho Geral que é um autêntico manual de falta de civismo, prepotência, abuso dos poderes e coacção sobre a liberdade de expressão. Quando se querem debater “problemas” na gestão escolar e classe docente, como na elaboração das leis, devem sempre fazer-se as propostas em abstracto e não a pensar no interesse próprio. Em alguns casos, porém, as leis devem ser pensadas de modo a impedir explicitamente certos abusos. E em nenhum momento, a legislação em vigor permite que um nomeado sem escrutínio peça satisfações a quem até tem a legitimidade de uma eleição em universo alargado e não em colégio eleitoral. Nada disto me espanta, os indícios já eram muitos e não são exclusivos de uma única “unidade orgânica”, não tendo especial prazer em devassar a vida desta ou daquela. Mas é muito importante que se perceba que há quem, de forma descontrolada e vingativa, possa causar muitos danos à vida pessoal e profissional de pessoas que se detestam só porque não aderem a guerras particulares.
O problema é que, ganhando balanço, se torna difícil travar isto ainda no ovo.
Eu acho que alguém devia levar um enxerto de porrada numa tarde sem sol.
GostarGostar
Acho que nem com porrada vai lá. Era voltar ao ostracismo e exilar loucos destes que só fazem mal à sanidade mental dos outros, aliás, fazem disso vida própria.
Exílio ou extermínio não vá a vibora fingir-se de morta e querer voltar para ser enterrado! P@ta que o pariu, mas a senhora sua mãe como não tem culpa e até era louvável não sabia que poderia parir este germe!
GostarGostar
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar