6 opiniões sobre “Cada Povo Tem A Classe Política Que Merece?

  1. Não concordo com a tese de que cada povo tem a classe política que merece, porque, no nosso caso concreto, isso levar-nos-ia a concluir que o povo português mereceu a ditadura salazarista e marcelista — o que, evidentemente, não é verdade. Quanto a Santos Silva e Brilhante Dias, conhecemos de ambos o que já bem conhecemos de ambos, no que estaremos com fracos augúrios. Quanto a indivíduos, a minha veia existencialista diz-me que cada um é a soma dos actos que pratica, pelo que, até ao momento da morte, qualquer herói pode passar a cobarde e qualquer cobarde a herói. Mas esta é apenas a componente filosófica, sendo que, por outro lado, a componente política me diz que, mais do que a pessoa “a” ou “b” ou “c”, o que define as coisas é a política que praticam. Voltamos à árvore, que apenas pelos frutos pode e deve ser avaliada. Há expectativa de colhermos bons frutos com árvores como estas? Eu diria que não, mas é preciso dar-lhes algum tempo — não demais, mas algum.

    Gostar

    1. Discordo, se calhar merecemos (ou precisámos) da ditadura, tal como precisámos do PCP e outros esquerdismos radicais, sendo que os últimos decorrem dos primeiros. E a raiz de tudo isto estará num atraso vindo de séculos anteriores, na instrução, na abertura ao exterior que faria a diferença, na economia…

      Gostar

  2. Fosse a nossa classe política, da fibra do Almirante Gouveia e Melo. O seu discurso, ao corpo de Fuzileiros, em que aborda a questão da morte do agente da Polícia, aos pés de um energúmeno é um exemplo de integridade, de dignidade e de defesa de valores fundamentais. Precisamos desses exemplos, urgentemente.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.