5ª Feira

Parece continuar a existir uma insanável incompreensão em quem aconselha ou toma medidas teoricamente para combater a “escassez de professores”, acerca das razões que levam muita gente a sair e a não querer voltar. Ou a não querer andar a tapar buracos como há 30 ou 40 anos se fazia. O símbolo maior dessa incapacidade cognitiva (para ficarmos assim) foi aquela coisa do “voluntariado” que o actual ministro anunciou, pensando estar nalguma missa lá na paróquia a pedir aos fiéis para se oferecerem para arranjar o telhado do baptistério. Quem não compreende as origens e razões da desafeição, tenderá sempre a falhar qualquer tentativa de a remediar. Como aquele médico que insiste em curar uma fractura na perna esquerda com um curativo na ponta do nariz. João Costa não compreende que quem saiu não quer voltar e que, com as condições de carreira que tem, a maioria dos que estão perto da reforma só quer ver o momento de sair. E não existe volta a dar, enquanto a teoria for a de que o grande desígnio deve passar por trazer de volta quem saiu ou desistiu (voltaram 116 dos 5000 que tinham sido excluídos da contratação, o que até deveria ajudar a abrir os olhos, mas nem isso deve ter funcionado) e não em tentar manter quem está, não estando sempre a pedir mais e mais, sem dar nada em retorno, nem o produto de furtos passados. Porque antes de conseguir arranjar professores em regime de “mais vale isto do que nada”, seria boa ideia tentar desacelerar a hemorragia.

Nada mais triste do que ter ao mais alto nível do ME um exemplo renitente de aprendizagens não realizadas que, para agravar, insiste em não as querer recuperar.

3 opiniões sobre “5ª Feira

  1. “Nada mais triste do que ter ao mais alto nível do ME um exemplo renitente de aprendizagens não realizadas que, para agravar, insiste em não as querer recuperar.”
    Paulo, isto é que é usar o parlapiê pedagógico pseudo moderno… bem aplicado a sua excelència.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.