O Grande Líder Apresenta-se – 2

“É pá, deixa de embirrar com o homem, que isso parece perseguição pessoal!”

Nada disso. Apenas acho que quem vai para cargos com a responsabilidade de gerir os destinos de mais de um milhão de pessoas (entre alunos, docentes e pessoal não docente) deve ser escrutinado de forma rigorosa, em especial quando já leva anos disto e não pode dizer que chegou de novo e precisa de um período de “graça”, que até se poderia compreender em relação a antecessor@s, mesmo @s de pior memória.

Para além disso, o agora ministro João Costa vai exercer o seu mandato em condições especialmente favoráveis – uma maioria absoluta monocromática, com um horizonte temporal de quase 5 anos – que neste século só aconteceram com Maria de Lurdes Rodrigues. E bem sabemos no que isso se transformou. Portanto, é importante que desde o primeiro momento separemos o trigo do joio de aparições mediáticas, programadas para produzir um efeito na opinião pública através de um jogo quase hábil de verdades, meias verdades e algumas pós-verdades muito evidentes.

Aliás, João Costa começa a entrevista praticamente por admitir que estava, mas ao mesmo tempo que não estava, na equipa anterior do ME. Ou melhor, ele estava, mas parece que os outros não faziam bem o trabalho que deveriam fazer. Ora vejamos:

Esta declaração é típica da mistura entre verdades e mistificações. Ora bem… “esta equipa chegou e começou a tomar medidas” (mas esta equipa é apenas ele, que transita das duas anteriores, e mais um secretário), “como permitir completar horários” (fingindo que isso não tinha sido dificultado de forma bem agressiva pela sua antiga colega de equipa Alexandra Leitão), acrescentando de forma sibilina que “tivemos de fazer um recenseamento do problema”. O que significa que anteriormente esse recenseamento não teria sido feito. A ser verdadeira esta declaração, ela significaria que o actual ministro pertenceu a equipas que descuraram o problema. O que até é verdade. Mas não é toda a verdade. Aliás, a declaração é uma “pós-verdade”. Porque o recenseamento já existia.

Entre os finais de 2017 e o início de 2018 foi publicado esse recenseamento por Isabel Flores, “doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE e na Universidade Aberta”, que produziu o texto “Professores: Uma Profissão sem Renovação à Vista”, que não foi publicado numa obscura revista digital só do conhecimento de um grupo de nerds, mas sim no relatório anual do Estado da Educação do Conselho Nacional de Educação.

É verdade que esse estudo continha algumas conclusões inconsistentes com algumas das próprias premissas, mas a verdade é que se afirmava claramente que

Nos próximos 10 a 15 anos, a população docente vai reformar-se em massa. Dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), relativos a 2016, mostram que o envelhecimento dos docentes do 3.º Ciclo e Secundário é acentuado – metade dos professores de Português têm mais de 50 anos e os professores com menos de 30 anos são absolutamente residuais no sistema. Trinta e cinco por cento dos professores de Matemática, Física/Química e Biologia/Geologia têm mais de 50 anos – esta percentagem é mais baixa em Educação Física, com 20% com mais de 50 anos.

Estado da Educação 2016, p. 350 (Lisboa, 2017)

E acrescentava-se:

“A atual estrutura etária dos professores poderá conduzir à rápida carência de professores nos diversos grupos de recrutamento nos próximos anos. Os grupos mais afetados serão os dos professores de Português e de Matemática”, revela a doutoranda. Se não forem feitas novas contratações, o número de professores de Português diminuirá de cerca de 9500 em 2015 para pouco mais de 5 000 em 2030 e para pouco mais de 3000 em 2035. As restantes disciplinas também sofrerão reduções, mas numa proporção menos acentuada. Por isso, na sua perspetiva, é fundamental traçar uma previsão a 15 anos de forma a adequar a oferta à procura no sistema de ensino.

É falso, portanto, que fosse necessário fazer um recenseamento, que já fora feito antes. E os anos continuam a ter 365, fora os chatos dos bissextos. Tudo era fácil de prever. Não havia necessidade de fazer o já feito, para descobrir o já descoberto. Só que… por alguma razão houve interesse em nada fazer.

Aliás, o estudo de 2022 da Nova SBE foi feito com dados da mesma DGEEC. Assim como é curioso que a autora de um outro recente estudo prospectivo sobre a escassez de professores para a Pordata, tenha sido directora-geral da mesma DGEEC durante oito anos (2011-2019, incluindo os primeiro quatro anos de João Costa no governo), sem que lhe tenha lido uma linha a este respeito.

Pode haver quem ache que isto são pormenores, que isto agora não interessa nada, mas a mim interessa sempre avaliar da credibilidade de um decisor político que, mal abre a boca, diz uma falsidade facilmente verificável e desmontável. Pena é que pareça que nunca ocorre a ninguém confrontá-lo com isso, de forma pública, para ver como ele se desenrola dos “factos alternativos” de que usa e abusa nas suas intervenções. Porque não basta armar um ar de seriedade. Convém não aldrabar logo à primeira oportunidade quem o ouça/leia.

Porque devo confiar na bondade de intenções de alguém que adultera de forma tão descarada os factos?

O problema existia, era conhecido, tudo era previsível, mas nada foi feito. Porquê? Tenho umas ideias acerca disso, mas julgo que a partir de algumas “soluções” se perceberá o interesse que houve em deixar a situação supurar.

21 opiniões sobre “O Grande Líder Apresenta-se – 2

  1. Ao ler o teu excelente artigo, fiquei com a convicção, certamente errada, de que o Costa (João) é um aldrabão!
    Mas fiquei na dúvida se é mais ou menos do que o Costa, António.
    Mas tudo isto podem ser meros erros de perceção!

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  2. Esta entrevista e estas primeiras aparições como ministro confirmam que estamos perante um dos mais elaborados exercícios de dissimulação e de filhadamãezisse a que assistimos nos tempos da nossa dita democracia. Afinal de contas esta sinistra figura anda a trabalhar nisto desde há pelo menos seis anos… Tiro-lhe o meu chapéu!

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  3. E que tal o Putinzinho fazer parecido, e pôr os zecos a trabalhar até aos 70?

    Rússia vai permitir maiores de 40 anos nas Forças Armadas para enfrentar as grandes perdas durante a invasão

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  4. Há um tom preocupante em toda a entrevista… Nos ouvidos fica a chincalhar a frase que os professores só sabem ensinar bons alunos… Poderia ser uma verdade de” La Palisse” , mas é também uma acusação , nem sequer subliminar a todos os professores… A lembrar a saudosa MLR… Depois o senhor ministro também tem a chave de ensinar os alunos que não aprendem… ele, arianas e esoterismos da mesma igualha… É claro que para montar a barraca teriam de acabar com os exames , acabar com qualquer prova, acabar com as enciclopédias andantes… Sabem bem que nos países que tanto adoram, como a Finlândia, existem exames draconianos de acesso à universidade… e que os alunos até ali tão embalados pela educação mais inclusiva acabam nos cursos profissionais… Mas isso não interessa nada…
    No final deste mandato a educação pública em Portugal estará reduzida a pó…

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  5. Pelo contrário. A Escola não ensina os bons alunos. Estes são abandonados e de quando em vez recebem um diploma ou um troféu para os iludir da sua importância.
    A Escola passa 90% do seu tempo a ensinar os fracos, os que se esforçam, os que não querem saber e os que destroem em poucos minutos o trabalho de décadas.
    Para todos os efeitos os resultados, mais falsos do que notas fotocopiadas a preto e branco, são muito bons e atingem-se todos os anos metas milaborantes…
    O sistema vai esbarrar em breve quando esta nova geração de alunos empurrados com a barriga tiver que fazer exames para aceder ao ensino superior…

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  6. Só mais uma coisa: muita gente está esquecida da quantidade de anos em que o ensino em Portugal tem sido influenciado por este Costa.

    Ele é um dos responsáveis pela trapalhada da TLEBS que tanto perturbou (e continua a perturbar) o ensino da gramática.

    Ele é um dos responsáveis pelos inexequíveis programas de Português de 2009 (até parece mentira que o fulano responsável por aqueles programas que eram autênticos cursos universitários para miúdos do ensino básico seja o mesmo que agora defende as parvoíces de flexibilidades-DAC e o vale-tudo-interessa-é-passar).

    Ele é um dos responsáveis pelas trapalhadas da aplicação do Acordo Ortográfico.

    Apoiante fervoroso da MLR. Só saiu de cena no período Crato.

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