Quanto Terá Custado O Estudo…

… que conseguiu demonstrar que “Pelo menos metade dos docentes acusa sinal de sofrimento psicológico em pelo menos uma das medidas consideradas” com uma amostra inferior a 1500 docentes?

A coordenadora do estudo parece sensata:

“Os professores estão muitos doentes. A minha preocupação é muito com os professores, porque um professor perturbado com 30 alunos à frente não vai conseguir fazer um bom serviço nem para ele nem para os alunos”, disse a coordenadora do estudo, Margarida Gaspar de Matos.

Já o ministro quando mete “científic@s” numa frase, ficamos sem perceber exactamente o que significa. É uma “resposta a evidências científicas”? Não será antes uma demonstração de qualquer coisa?

“É uma resposta a evidências [provas] científicas que nos dizem que o bem-estar se correlaciona muito positivamente com os resultados escolares dos alunos, com o seu desempenho académico e, por isso, não podemos deixar isto de foram da atividade da escola”, explicou João Costa.

7 opiniões sobre “Quanto Terá Custado O Estudo…

  1. Se eu fosse comentar o comentário do ministro, teria de derreter dois ou três dicionários de calão. É-me impossível pensar nesse gajo sem ser com insultos. É a abjecção encarnada sob a forma de um coxo.

    Liked by 1 person

  2. Estudos, estudos e mais estudos para tudo e mais um par de botas! E para quê? Para descobrir o que já foi descoberto há mais de 20 anos? Para depois agirem com as medidas eficazes e em conformidade, ou para deixar tudo como está?
    Se tivessem mesmo algum interesse e preocupação sobre a saúde mental e o bem estar dos professores e dos alunos, nem precisariam de se armar em espertos a encomendar estudos – isso de “científicos” faz-me lembrar o que ouço chamar de “pintura abstrata”) – e pagos ao peso do ouro! Bastava parar, escutar e olhar os professores e as escolas, no terreno, e não confortavelmente instalados nos cadeirões dos gabinetes espaçosos, airosos, bem mobilados e iluminados, onde não faltam secretários@s e assistentes, internet com força, ar condicionado no verão e aquecimento central no inverno (qualquer semelhança com as condições físicas das escolas é pura imaginação!), mas a léguas de distância da vida real. Acho que ninguém pode negar a evidência mais cientifica (seja lá de que ciência vier) do que a demagogia feita pelos nossos sempre iluminados e sensatos governantes!

    Gostar

  3. No PS está instalado um “modus operandi” que consiste em desviar a atenção do essencial para o acessório. O grande mestre desta gestão do silêncio é António Costa que desvia as atenções para outros assuntos que não desgastem a imagem do governo. Assim os problemas são empurrados com a barriga. Reparem como a atenção do gravíssimo problema da falta de professores é desviado por este ministro com medidas que servem como manobras de diversão.

    Gostar

  4. “Os professores estão muito doentes”, diz a avençada margarida. Pudera! Alguém pode estar saudável a viver em ditadura! Os diretores são autênticos algozes dos professores, todos os dias! Este estudo nas escolas será como por o Putin a “tratar” dos ucranianos.
    Será mais mordaça e mais perseguição.
    Nota: o que tem de novo o estudo?
    Esconde os maiores responsáveis.
    Há 4 anos era assim e apontava os responsáveis:
    https://capasjornais.pt/Capa-Jornal-Publico-dia-12-Agosto-2018-9909.html

    Gostar

  5. A coordenadora Margarida Gaspar pode ser muito sensata, mas ainda não percebeu o problema. O professor não está à frente de 30 alunos. Está à frente de 5, 6, 7 ou mais vezes esse valor! Ou seja, não 30, mas 150, 170, 190 ou mais, fora todo o resto de tretas que a escola o obriga a fazer… E aqui é que reside o busílis da questão! A dita coordenadora ainda não percebeu que se o professor “doente” tivesse só 30 alunos na sua frente muito provavelmente estaria bem? Daah??!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.