2ª Feira

Noto um clima bastante positivo à nova reformulação do programa de Matemática. Leio que estaremos ao nível dos melhores, pelo menos nas intenções. Confesso que, depois de tanta mudança nos últimos 15 anos, espero que desta vez tenham acertado e que daqui a 3-4 anos não estejam a surgir novas alterações ou remendos e que os resultados melhores, sem ser apenas pela pressão administrativa para produzir sucesso. O anunciado fim de provas externas com impacto na avaliação das aprendizagens dos alunos poderá deixar-nos sem referenciais importantes. Vou dar o benefício da dúvida, mas já me arrependi algumas vezes à conta disso. Mas como dizem que sou demasiado pessimista, vou esperar para ver.

10 opiniões sobre “2ª Feira

  1. As novas aprendizagens essenciais de Matemática? Uma treta demasiado nivelada por baixo. Retiraram as equações do 2.º grau, demasiado peso da Geometria e as Probabilidades partidas pelos três anos do terceiro ciclo. Não faz sentido. O que se perspetiva para o secundário? Ainda pior.
    Afinal de contas, o que esperar de coisas bolsadas por certas luminárias que estão na equipa que produziu o documento?

    Gostar

      1. As do Secundário? Um livro de Matemática para Totós tem mais substância matemática do que aquilo que está em proposta. Além de que teria os conteúdos articulados de uma forma bem mais coerente.

        Gostar

  2. As posições da SPM e da APM neste momento são divergentes: «Matemática. “O pensamento abstrato vai sair prejudicado”. Carlos Pereira dos Santos, da Sociedade de Matemática, critica o excesso de matemática utilitária do novo programa. Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, mostra-se a favor.

    https://observador.pt/programas/explicador/matematica-pensamento-abstrato-sai-prejudicado/

    Liked by 1 person

      1. Paulo, li o programa.
        Muito extenso: mais peso para Matemática utilitária e aligeiramento da Matemática científica. Após cada conteúdo temos de ensinar a programar em linguagem Python e valorizar o trabalho de projeto nos instrumentos de avaliação.

        Liked by 2 people

        1. 1 Exemplo:
          LITERACIA FINANCEIRA:10º ano

          Matemática nos salários
          Salário bruto e salário líquido
          Descontos
          impostos: IRS, IVA
          descontos e promoções
          Matemática na poupança e no crédito
          Juros simples e juros compostos
          Decisões de contração de crédito ao consumo
          Trabalho de projeto sobre problemas financeiros do quotidiano (testes é do passado) por grupos de alunos e ainda
          Fazer um programa em PYTHON sobre um dos temas

          E TEMPO? E TEMPO PARA O RESTANTE PROGRAMA

          Gostar

  3. A Matemática segue o Português, dos textos literários aos textos funcionais.
    FC (Fórmula Costa): + sucesso na escola = – sucesso na vida

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.