E Se Fossem Encher-se De Moscas E Catar-se Ao Mesmo Tempo?

Quem andou anos a validar políticas de “racionalização” dos serviços públicos e dos que o mantêm em funcionamento, agora aparecem a questionar o Estado porque os serviços estão a implodir. Deram pelas escolas (que se andam a tapar com remendos, como chegarem pessoas sem qualquer experiência de ensino a dias do fim do ano lectivo, para poderem dizer que não haverá quase alunos sem aulas no dia 15), os tribunais há muito que entupiram e agora são os hospitais. Esta malta apoiou o “mais com menos” e o ataque sem dó nem piedade a professores, enfermeiros, médicos e muitos outros funcionários públicos nos últimos 15-20 anos. Apoiaram, mesmo quando foi só nisto, o “engenheiro”, a troika e só temeram que a geringonça invertesse as coisas, o que não aconteceu, porque o PCP e o Bloco preferiram migalhas a coisas substanciais e foram politicamente sodomizados pelo Costa à frente de todos nós, trocando quase tudo por questões “civilizacionais”. Agora, aparecem-me “liberais” e conhecidos críticos do “peso” e das “gorduras do Estado” a reclamar porque há alunos sem professores e serviços hospitalares a fechar? A começar por gente com lugar residente na comunicação social, seja nas direcções dos meios de comunicação social “de referência”, seja nas páginas de opinião paga a metro? E se fossem para o raio que vos parta? E quem levou 4, 5 ou 6 anos a apoiar governos que se limitaram a dar de comer a clientelas inúteis, em forma de grupos de trabalho, estruturas de missão, equipas de investigação, colocações em cargos selectos em instituições de topo (posso falar em arquivos, por exemplo?) e subsídios a nichos académicos, ditos “de esquerda”? Nem sequer conseguem fazer um pingo de auto-crítica? Será preciso ir buscar o que escreveram, repetidamente, nos verões passados? Não têm memória ou é mesmo uma imensa falta de vergonha nos trombis? Estou envelhecido, mas ainda não perdi a memória.

23 opiniões sobre “E Se Fossem Encher-se De Moscas E Catar-se Ao Mesmo Tempo?

  1. Ainda se admiram com o aumento da abstenção! Nojo e vergonha alheia!
    Quem pode confiar nos políticos? Nos jornalistas, que servem e se servem do poder? Nos opinadores, da esquerda à direita, que andam há 20 anos a reclamar das gorduras do Estado e da necessidade de reformas? Rebentaram com as carreiras, aumentaram brutalmente a idade da reforma, reduziram a pó qualquer incentivo que havia no trabalho público, difamaram e humilharam os funcionários públicos para poderem ter a opinião pública do lado deles, neutralizando a contestação, congelaram os salários, e agora vêm com esta hipocrisia! Querem médicos, professores e técnicos qualificados? Paguem-lhes de acordo com o que valem no mercado de trabalho e tenham vergonha na cara!

    Liked by 3 people

    1. Esta treta saiu de um webinar do Maia. Como é que queres tudo isso de uma escola que vive em DITADURA???? Vai-te “catar”, vendedora de “banha de cobra”.

      Gostar

      1. A democracia está doente, ou então aqui “no Portugal” é perversa! Nenhuma democracia tem líderes plenipotentes intermédios durante 20 ou 30 anos consecutivos.
        Aqui “no Portugal” há: são os diretores escolares!
        E mais: os líderes mais altos, mas menos supremos, querem é despachar as funções para as quais foram talhados.
        Querem que despachar, ler, contratar, assinar, ou seja governar “à séria”, seja entregue à bicharada local: “Que se amanhem!”, “Para quem é bacalhau basta”, “Que fiquem contentinhos com as barbaridades ignorantes e que perpetuem a tachice pelos priminhos” porque os lideres mais altos mas menos supremos querem é ter tempo para viajar nesse deslumbrado mundo global. Querem é apertar a mão ao cabelo de palha a abraçar a úrsula!
        No provincianismo global isso importa mais que trabalhar para o Zé Povinho que votou.
        Portanto, “Zé votado, Zé abandonado!”

        Gostar

  2. Em vários sítios, ao longo se 6 anos, fui escrevendo que as “contas certas” eram uma fraude!
    Se não gastarmos dinheiro em comida, bebida, roupa e calçado, e se não pagarmos a renda ou o empréstimo da casa, as nossas contas estarão “certas”, até ao dia em que concluirmos que estamos doentes, rotos e endividados!… Viva o Centeno e o Costa, os das “Contas Certas…

    Liked by 1 person

  3. Eles (bloco central e comentadores), há uns 10 anos atrás, disseram….
    – há funcionários a mais
    – há professores a mais
    .-há médicos a mais
    e
    – os professores têm excelentes salários
    – os médicos e os enfermeiros são muito bem remunerados
    – os funcionários ganham muito e trabalham pouco

    Afinal, nos serviços públicos, em 2022:

    – procuram-se médicos e enfermeiros
    – faltam professores
    – há vagas para técnicos superiores que não são preenchidos

    Pois é…estávamos anestesiados pela propaganda do PS e afinal o rei vai de nu

    Liked by 1 person

  4. Desde o ano 2000, por exemplo, que sem ser professor, fui “lecionar” ou coisa que o valha…. e já nessa altura não existiam professores para uma dada disciplina.
    Depois de várias machadadas no ensino público, nos hospitais, na justiça….. é o que temos.
    As maiorias do ps e do psd sempre foram nefastas, mas a culpa é dos Portugueses que voltaram como se sabe ……

    Gostar

    1. O PS está, desde os anos 90, está no poder há quanto tempo? Quase 20 anos? Quantos lá esteve o PSD? 7 ou 8? Tenhamos noção!

      O problema é que não temos PSD: Passos Coelho liquidou o PSD de Sá e Cavaco; Rui Rio foi uma inexistência política. Costa meteu a Catarina e o Jerónimo no bolso. Durante 4 anos, a única voz de oposição que se ouviu, goste-se ou não, foi a de Ventura.

      Não gostam? Reforcem-lhe a maioria!

      Não nos esqueçamos que a tugalhada considerava há poucos meses Marta Temido como uma grande ministra!

      O que se pode fazer com um povo assim?

      Liked by 1 person

  5. Tal & Qual
    Em nome da eficiência enganaram o povo dizendo “vamos fazer mais com menos”. Ainda que fosse quem teriam sido os burros a desbaratar o dinheiro do erário público? Ou uns ou os outros, os mesmos, e goza da propriedade comutativa tal como na adição, trocando os fatores, governo e oposição, o resultado sempre foi o mesmo. Ganharam e continuam a ganhar eleições assim. E com maioria absoluta.
    Oh povo, acordai, não foi em nome da eficiência, foi em nome do desinvestimento.

    Gostar

  6. No México há o Partido Revolucionário Institucional. Em Portugal há o Partido Xuxalista!…
    Incompetência e corrupção!… A populaça gosta e quer mais!…

    Gostar

  7. só falta o autor do blog começar a falar como escreve quando tiver tempo de antena…
    quando está sob a mira das câmaras é mais comedido na retórica, apresentando uma ‘fofura’ que não se compatibiliza com os posts aqui publicados…
    ficar envelhecido também tem a vantagem de ser mais assertivo na argumentação oral…

    [aqui está um exemplo maiato de uma avaliação formativa com a rubrica de avaliação “comunicação de conteúdos”… 😉 ]

    Gostar

    1. Caro Mário Silva,

      Penso que me conhece há tempo suficiente para perceber que adequo a mensagem ao meio, aos interlocutores e ao público.
      Não sei o que viu ou deixou de ver das minhas intervenções, mas tenho memória de que há algumas pessoas que não por acaso não me aceitam em debates em que estejam.
      Porque aqui – maioritariamente entre pares e pessoal da comunicação social que espreita, mais este ou aquele político ocasional – eu sou aquilo que se consideraria muito comedido pelos padrões das tuítadas políticas inconsequentes que temos.

      Na televisão, tenho interesse me passar a mensagem que acho certa, da forma que acho mais eficaz, à maioria das pessoas.
      O que não é compatível com a estratégia da berraria descabelada que parece achar que devo adoptar, mas nunca farei.

      Porque, e perdoe-me a exensão da resposta a algo que já percebeu ser um comentário “desfasado”, debates de berraria já os temos em quantidade suficiente e “opinadores” especializados em pedrada, que ninguém ouve verdadeiramente.

      A “fofura” que me atribui é a maneira de conseguir que me ouçam e, pelo caminho, irritar tanta outra gente (que pensava não incluir o caríssimo e assertivo colega).

      Gostar

  8. #mario silva :como? O Paulo fala e diz tudo, de forma clara e concisa e é um convidado! Os outros que por lá pulalam, andam a ganhar e não é pouco, para dizer o que convém. E porque não tenta o Sr. aceder a esses meios de comunicação e dizer o que considera justo? Que desplante!

    Liked by 1 person

    1. Sabe Maria Porto, quem neste retângulo é lúcido, honesto, inteligente e independente é logo caluniado e triturado pelos guardadores de feudos e feudinhos, ou pelos iludidos de serviço, ou pelos aspirantes a convidados para integração de grupos de tabalho propagandísticos muito bem pagos.
      É uma tristeza!

      Liked by 1 person

  9. Como podem dormir descansados estes governantes, os seus cães de fila e os jornalistas que os serviram?
    Mentiram, criaram ignorância, morte e caos!
    Afetaram gravemente a vida de quem manteve os pilares estruturantes da democracia a funcionar. Roubaram salários e dignidade, provocaram divórcios, humilhação e doença.
    Agora, com os pilares destruídos, choram lágrimas de crocodilo?
    Só fomentaram o crescimento do extremismo violento, a antropofagia social, a inclusão de congestão que conduz à implosão e o privatismo do lucro pelo lucro que abandona os que estão no extremo de não poder gerar mais lucro e retorno monetário. Exauriram-nos com impostos para tapar as incompetências e roubos dos empreendidos amigos desventurados que, quando enriqueciam, ainda trapaçavam mais e mais o Estado iludido que ainda lhes dava comendas.
    Os aguentadores viveram mal, tiveram dores, morreram nas urgências, passaram fome e estão fartos de tantas outras privações.
    Intenção de destruir a democracia?!
    Desumanidade!
    Quem se mete a governar sem capacidades, conhecimentos e exames de consciência é o quê?
    Uma sociedade que cai sistematicamente em patranhas e não faz funcionar mecanismos de regulação é o quê?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.