… a explicar em HGP aos miúdos o que é um mapa, os vários de mapa que podem existir e a “Interpretar diferentes tipos de mapas utilizando os elementos de um mapa: rosa-dos-ventos, título, legenda e escala” (citação directa das “aprendizagens essenciais”, cf, p. 5), para chegarmos ao exame nacional de 12º ano de História A e darmos de caras com este mapa:
Já agora, a referência à fonte não é completamente correcta, porque o link fornecido remete para onde está disponível o livro, em pdf, de onde foi “adaptado” o mapa, mas não para a imagem. E quanto a “adaptações”, há algumas bastante criativas, como se poderá verificar, para nem sequer ir mais longe, pelos números do desemprego (quadradinhos verdes). Se as fizeram também poderiam ter colocado pelo menos a orientação do mapa e tentar perceber a escala. Não são elementos essenciais para a resposta? Então há coisas que andamos a ensinar no 5º ano que, afinal, ainda são do foro do desnecessário e do “enciclopédico.
Recolheram a imagem em Setembro e, com tanto especialista, é este o resultado? E ao que parece é raro o exame, este ano, no qual não há coisas erradas, gralhadas, truncadas, mal impressas…
Já agora… só para apostilha quanto a referências… a encíclica Rerum Novarum, em português, encontra-se neste endereço e não no que é fornecido na prova, que remete apenas para o índice dos conteúdos sobre o papa Pio XIII. E a discrepância não se deve à consulta ter sido feita há uns meses, ok?
Por fim, no grupo 3, as ligações estão correctas para 3 das imagens. A do Século Cómico apenas nos remete para o site da Hemeroteca Digital.
Espera-se de um exame de História que siga as regras básicas de citação de fontes que se ensinam no 1º ano da licenciatura, mesmo no caso das digitais. Infelizmente… parece tudo feito algo à pressa. Ou em cursos com diplomas da Farinha Amparo.
Em sentido figurado, costumo dizer que os autores destas provas são atrasados mentais profundos, que pensam que os alunos também são atrasados mentais profundos.
Parece-me que não é em sentido figurado!…
GostarLiked by 1 person
Não sejas mau Paulo, estes, como um senhor e senhora que tu conheces, de uma organização começada por A e acabada em H, com um P lá pelo meio, são peritos sem darem aulas ou então muito poucas aulas. No caso concreto, nem sei se estes nossos colegas do Deus IAVE lecionam 12ºano. Achas normal uma prova incidir sobre Aprendizagens Essenciais que estão no final dos finais, quando se sabe que há muito boa gente que dificilmente leciona todas?
GostarLiked by 1 person
Eu já acho tudo normal, como meter um texto do Cavaco Silva e tudo…
Eu sei que há quem mal cheire o pós 25 de Abril, quanto mais aquilo… enfim…
GostarLiked by 1 person
encontra-se neste endereço e não no que é fornecido na prova, que remete apenas para o índice dos conteúdos sobre o papa Pio XIII
Leão XIII. Pio XIII?
GostarGostar
Grande exigência para os professores para ter um excelente na ADD, temos de fazer “milagres”, centenas de projetos e outras coisas mais.
Será que estas equipas que elaboraram os exames terão “Excelentes Mais”?
GostarGostar
explica-me o mapa do pirata que o desenhou
GostarGostar