6ª Feira

Ontem, passei por uma das escolas intervencionadas pela Parque Escolar (fase 3), na qual tiveram a ideia de incrustar conjuntos de cacifos em paredes exteriores, junto à entrada de umas salas. Não lecciono lá, pelo que não sei até que ponto o ruído do seu uso perturba(va) ou não as aulas, mas o que vi foi o estado de completa degradação dos ditos cacifos, entre o obviamente vandalizado (fechaduras ou portas arrancadas, completamente danificadas, inutilizáveis) e o efeito do tempo (ferrugem, pintura a saltar). Contei 21 blocos de 9 cacifos (3×3) junto a 2 salas, ou seja 189. Desses, sem margem para dúvidas 99 estão completamente inutilizados (quase toda a fila inferior e a larga maioria da do meio) e dos restantes 90, duvido que boa parte dê vontade a alguém para os usar, atendendo ao estado da “vizinhança”. Não sei se, ao longo do processo, existiu o esforço, vontade ou capacidade de proceder a alguma manutenção. Agora, em especial com a escola sem aulas a funcionar, parece algo completamente ao abandono. Provavelmente, deve ser ser necessária alguma “formação” para os professores prevenirem este tipo de situações.

6 opiniões sobre “6ª Feira

  1. Obviamente, os grandes culpados são os professores que não souberam motivar os meninos e meninas para respeitarem o património do estado.
    Tudo se resolve se forem buscar mais uma equipa de xpexialistas à incubadora lisboeta e obrigarem os zecos a frequentar a próxima tranche prioritária de formação do programa de capacitação cacifal.

    Liked by 1 person

  2. Da sala de aula ao cacifo

    Um dos problemas do ensino ou da escola é este : indisciplina a rodos e a “correspondente” impunidade.
    O energúmeno sabe que, sem consequências : pode perturbar ou boicotar uma aula, prejudicando fortemente terceiros, óbvio ; pode não aprender patavina ; pode faltar ao respeito a quem quiser ; pode danificar o que quer que seja . E no final:

    a) tem a comidinha na mesa ( para muitos a refeição é grátis , na cantina)
    b) tem subsídios para isto e para aquilo
    c) E, para terminar, tem mais um “prémio”: a passagem de ano praticamente garantida

    ( quando for repensado o estado da nação, isto é, o calamitoso estado da educação, é por aqui que temos de começar. Vergonha)

    Liked by 1 person

      1. Ou seja…Ninguém vai investigar… A não ser para que alguém queira ir para a TV dizer que as aulas de Cidadania dadas pelos professores não estão a ter resultados positivos.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.