Ontem, passei por uma das escolas intervencionadas pela Parque Escolar (fase 3), na qual tiveram a ideia de incrustar conjuntos de cacifos em paredes exteriores, junto à entrada de umas salas. Não lecciono lá, pelo que não sei até que ponto o ruído do seu uso perturba(va) ou não as aulas, mas o que vi foi o estado de completa degradação dos ditos cacifos, entre o obviamente vandalizado (fechaduras ou portas arrancadas, completamente danificadas, inutilizáveis) e o efeito do tempo (ferrugem, pintura a saltar). Contei 21 blocos de 9 cacifos (3×3) junto a 2 salas, ou seja 189. Desses, sem margem para dúvidas 99 estão completamente inutilizados (quase toda a fila inferior e a larga maioria da do meio) e dos restantes 90, duvido que boa parte dê vontade a alguém para os usar, atendendo ao estado da “vizinhança”. Não sei se, ao longo do processo, existiu o esforço, vontade ou capacidade de proceder a alguma manutenção. Agora, em especial com a escola sem aulas a funcionar, parece algo completamente ao abandono. Provavelmente, deve ser ser necessária alguma “formação” para os professores prevenirem este tipo de situações.
Obviamente, os grandes culpados são os professores que não souberam motivar os meninos e meninas para respeitarem o património do estado.
Tudo se resolve se forem buscar mais uma equipa de xpexialistas à incubadora lisboeta e obrigarem os zecos a frequentar a próxima tranche prioritária de formação do programa de capacitação cacifal.
GostarLiked by 1 person
Da sala de aula ao cacifo
Um dos problemas do ensino ou da escola é este : indisciplina a rodos e a “correspondente” impunidade.
O energúmeno sabe que, sem consequências : pode perturbar ou boicotar uma aula, prejudicando fortemente terceiros, óbvio ; pode não aprender patavina ; pode faltar ao respeito a quem quiser ; pode danificar o que quer que seja . E no final:
a) tem a comidinha na mesa ( para muitos a refeição é grátis , na cantina)
b) tem subsídios para isto e para aquilo
c) E, para terminar, tem mais um “prémio”: a passagem de ano praticamente garantida
( quando for repensado o estado da nação, isto é, o calamitoso estado da educação, é por aqui que temos de começar. Vergonha)
GostarLiked by 1 person
Envia foto para a CMTV
GostarGostar
Não fotografei… Pensei nisso, mas achei demasiado deprimente.
E há que deixar algum trabalho a quem “investiga”.
GostarGostar
Ou seja…Ninguém vai investigar… A não ser para que alguém queira ir para a TV dizer que as aulas de Cidadania dadas pelos professores não estão a ter resultados positivos.
GostarGostar
Provavelmente vão resolver esse problema com o “orçamento participativo”.
GostarGostar