Uóteduiumine?

Estamos todos a alucinar… claramente. Há o Ocean Seminar, o Field Lab e parece que já existe um NOVA Ocean Knowledge Center, porque em Português se calhar não soaria tão cosmopolita e sofisticado. E o uso exclusivo do inglês revela até que ponto a experiência se vai centrar nas prioridades nacionais.

O pior é que eu acredito piamente (ou não fosse a doutora Assunção a coordenadora) que isto vai ser aprovado em menos tempo que leva a gargalhada que nos desperta. Mesmo se, no meu escasso entendimento, a exclusão da língua portuguesa da leccionação deveria ser motivo para liminar chumbo.

Se já existem cursos com este tipo de “estratégia”, na própria Univ. Nova e não só, como forma de “internacionalização”? Pois… a mim soa-me a coisa de pategos deslumbrados.

A Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Universidade do Algarve, quer lançar no próximo ano uma nova licenciatura que pretende dar a conhecer o oceano de uma forma interdisciplinar. Este novo curso de três anos terá o nome de Ocean, será totalmente lecionado em inglês, e pretende formar ocean experts, conforme explicou ao DN Assunção Cristas, a pessoa que tem a seu cargo a coordenação da licenciatura. O próximo passo será apresentar em setembro o pedido de aprovação à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

3 opiniões sobre “Uóteduiumine?

  1. I mean … Eureka! “esta licenciatura é inovadora em relação a tudo o que existe, é uma licenciatura completamente transversal, não há nenhuma assim a nível global”. Esta conversa parece um anúncio publicitário daqueles das televendas! Pelo menos, não se pode dizer que o curso não seja altamente motivador! Ir para a praia, ao mar, mergulhar, viagens, … Mas há mar e mar, e há ir e voltar! Nada contra cursos inovadores e motivadores, mas depois de ir e tirar o curso, ainda há o vir e arranjar emprego nas tais empresas, e tal, e coisa, privadas e públicas, nacionais e internacionais! Não será mais um contingente de desempregados ou emigrados? Só espero que dos mais de 45 mil milhões de euros que coube a Portugal, do pacote do novo “Plano Marshall” da UE, a parte que vai ser gasta com este novo curso não seja dinheiro deitado ao oceano!

    Liked by 1 person

  2. biologos e engenheiros nao davam conta dos empregos destas empresas ligada ao oceno?
    é preciso um curso tao especifico liderado pela mulher que decidiu na praia o futuro do novo banco ?

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.