Sábado

Arrumações. Físicas e virtuais. De materiais a guardar para memória e projectos futuros. E a add surge de novo, em todo o seu medíocre esplendor. Já deste ano… a sadd que se “esqueceu” que nem todos os escalões têm a mesma duração e penalizou os colegas do 5º escalão por não terem feito “toda” a formação, sendo que consideraram as mesmas horas (50) que para os restantes escalões. Brilhante gente esta, que acaba por ter o destino dos outros nas mãos. Ainda quero ver o que respondem à reclamação já entregue.

6 opiniões sobre “Sábado

  1. Isto é o fim da picada.
    Era implodir isto tudo…

    1- Pode ser mobilizada toda a formação contínua que tiver sido frequentada no escalão em que o docente se encontra:
    No mínimo, 25 horas de formação no 5.º escalão e 50 horas nos restantes.
    Para efeitos de progressão, a frequência de ações de curta duração tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no ciclo avaliativo (até 5 horas no 5.º escalão e até 10 horas nos restantes). Assim, num escalão de 4 anos, 40 horas, no mínimo, têm de corresponder a formação acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), podendo as 10 horas restantes corresponder a ações de curta duração, devidamente reconhecidas nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.
    Fonte: ​https://www.dgae.mec.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/carreira-docente/#progressao

    2- Formação obrigatória (art.º 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro)
    Para efeitos de preenchimento dos requisitos previstos para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes em exercício efetivo de funções em estabelecimentos de ensino não superior previstos no ECD, exige-se que a componente da formação contínua incida em, pelo menos, 50% na dimensão científica e pedagógica e que, pelo menos, quatro quintos da formação sejam acreditados pelo CCPFC.

    Liked by 1 person

  2. Tenho um sentimento de raiva em relação à nossa classe pela forma como nos deixamos vencer aquando da implementação deste sistema. Apesar de ter a sorte de não
    ter passado pela barreira de acesso ao 7 escalão, não deixo de ser sensivel ao ambiente que se vive na minha escola e em outras nas quais tenho colegas que conheço. Havia escolas em que professores faziam férias em grupo e que agora se transformaram em escolas de conflitos, em que docentes chegaram a vias de facto. Que degradação!
    A maior raiva é o facto de sentir que o PS nos vergou e nos transformou em ratos que lutam pela sobrevivência.
    Quando este sistema foi implementado, para minha sanidade pessoal e mental, comecei a ir diretamente para as salas de aula e deixei de ir às salas de professores. Nessa altura como a carreira estava congelada ainda havia uma paz provisória.
    Desliguei-me durante quase 5 anos, por raiva.
    Mas durante os ultimos dois anos, com o sofrimento de alguns colegas, sinto que há somente uma coisa que temos de fazer:
    PARAR! A MINHA MAIOR VITÓRIA ANTES DA REFORMA SERIA ACABAR COM ESTA M…..

    Liked by 6 people

  3. #pedroncastro :como concordo consigo!!! Houve mesmo uma intenção malévola, em colocar as pessoas, umas contra as outras, quando, anteriormente, o ambiente era tão mais saudável. Havia muita colaboração, com certeza, alguns não, mas, no geral, respirava – se alegria, vontade de fazer coisas diferentes, de aprender… Tudo se perdeu. Eternamente gratos ao PS.

    Liked by 6 people

  4. Eu também faço o mesmo. O ambiente é irrespirável. O compadrio a la Medina e &, imparável. Envelhecer depressa e sair. Espero que não haja professores, que acabe a história, a geografia, a língua e a filosofia, coisas inúteis, que o reino da informática domine tudo e todos e que isto apodreça de vez. Pobre gente ignorante que tomou conta disto, pobres de nós que temos que aguentar com esta gentalha. Um país de m….

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.