Sábado

Ontem, pela noitinha, o ministro Costa apareceu nos ecrãs a dizer algo como serem necessários apenas “ligeiros ajustamentos” sobre o arranque do ano lectivo e o preenchimento dos horários dos professores, com ar de aparente tranquilidade, pois segundo ele apenas existem problemas na região de Lisboa e vale do Tejo e e em alguns grupos disciplinares, voltando a repetir a questão de T.I.C.

Infelizmente, os factos e as suas próprias acções desmentem-no de forma evidente.

Em breve, será possível verificar que a atribuição de horários a pessoas com evidente incapacidade para leccionar, em alguns casos por estarem com baixa médica de longa duração e outras com atribuição dos chamados “serviços moderados” por Juntas Médias de Medicina do Trabalho (e não na sequência de atestados médicos que se gosta de dar a insinuar que serão discutíveis, mas depois diz-se que serão poucos, mas deixa-se no ar o cheio a podre…), implica um conjunto de substituições ainda em Setembro que rapidamente esgotarão @s candidt@s disponíveis ou interessados, nomeadamente quando se tratarem de horários incompletos. A isso acrescerão outras situações conhecidas, previsíveis, mas que o ME decidiu ignorar na sua demagógica investida propagandística. Isto é a pontinha da ponta do icebergue que está a chegar.

Mas, por outro lado, se é verdade que existe escassez em poucos grupos disciplinares, com destaque para TIC, qual a urgência em negociar uma alteração das habilitações para a docência em TODOS os grupos disciplinares e não apenas nos que se considerem de intervenção prioritária? Porque existe tanta pressão para publicar um despacho que, como disse, revê em baixa as habilitações exigidas para leccionar, se o ministro diz que quase só faltam professores de TIC?

Tiques de sonsice?

(desculpem-me a a curiosidade, mas quem é o emplastro?)

5 opiniões sobre “Sábado

  1. Viva!
    Um banho de realidade!
    Não desconhecido, claro!
    Vim tomar café! Agora mesmo!
    Aqui perto de minha casa.
    Encontrei uma antiga aluna.
    Tem 24 anos.
    Tirou Engenharia Informática, no Minho.
    Acabou em Janeiro último.
    Mas isso já sabia!
    Mudou de emprego há 2 meses.
    Aliás, despediu-se.
    Mudou.
    Para melhor, claro.
    Está agora a trabalhar na Continental, em Braga.
    Ganha… limpos… 1500€.
    É o que é!

    Liked by 2 people

  2. Boa tarde, Paulo. A fotografia foi tirada no Colóquio “Os Professores como agentes de mudança: arquitecturas de construção da sala de aula”, que decorreu em Vouzela, nos dia 1, 2 e 3 de Setembro, onde estive. Quem está na fotografia com o Ministro João Costa é o Presidente da Câmara de Vouzela, o engenheiro Rui Ladeira. https://www.dge.mec.pt/noticias/coloquio-os-professores-como-agentes-de-mudanca-arquiteturas-de-construcao-da-sala-de-aula

    Liked by 1 person

  3. Como continua todos os anos a surgir DACL, a suposta falta de professores é regional e não nacional. Aliás, como a governação é cinica, está a jogar com o tempo esperando a diminuição demográfica infantil para resolver naturalmente a escassez regional de profs. Nos próximos 5 a 10 anos, muitos concelhos serão atingidos pela ACL, devido à escassez de crianças, e o governo apenas atuará conjunturalmente até esse momento.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.