Texto No Site Da FFMS

Os professores fazem falta?

(…) Não há falta de professores qualificados, mas sim falta de condições para que eles desejem manter-se ou regressar à docência.

(…) A criação de uma espécie de «professores mínimos» – recuperando práticas caídas em desuso há cerca de 30 anos – não é a resposta certa para tornar atractiva a docência.

13 opiniões sobre “Texto No Site Da FFMS

  1. Professores escolhidos pelos mínimos? Trata-se de um problema bastante mais vasto. Saiu hoje um bom artigo sobre isso, no que diz respeito aos militares.

    https://www.dnoticias.pt/2022/9/5/326791-nao-ha-pior-que-o-recruta-zero/#

    Aqueles que não têm lugar em muitos setores da sociedade vão bater à tropa, porque não se encaixam em mais nenhum lugar e a tropa, com falta de recursos humanos, acolhe-os porque não encontra quem faça as tarefas diárias. Não se compreende como é que de cinquenta candidatos, entram quase 51 e não se compreende que os testes psicotécnicos os considerem a todos aptos. Nem um candidato com problemas é uma pontaria dos diabos. Depois é o que se vê. Estruturas superiores que não passam cartão à arraia miúda, generais contrariados nos cargos que tratam de forma inqualificável os praças e os cabos, armados em Sargento Tainha, que fazia a vida negra ao pobre do Recruta Zero e levantamentos de rancho por trabalho a mais sem compensações..

    Liked by 3 people

  2. Antes de mais obrigado por ser das poucas pessoas que de forma independente vai tendo coragem para dizer que no que à Educação diz respeito “o rei vai nu”. Nem sempre concordo com o que escreve, mas aquilo que diz constitui um friso bastante realista daquilo que é o mísero dia-a-dia das escolas. Permita-me que lhe deixe um tema que me preocupante hoje e nos anos mais próximos – a chamada “Escola Digital” sobre a qual muito há a dizer. Os problemas que este programa está a criar são vastos e complexos, quer ao nível financeiro, quer pedagógico, como com certeza está ciente. Trata-se de mais um programa atabalhoado que tem aproveitado fundos europeus para lançar para o terreno equipamentos de fraca qualidade sem infraestruturas e pessoal preparado para os os manter e gerir.

    Liked by 5 people

      1. Há pouco tempo soube de uma situação ilustrativa. Contaram-me que uma EE levou o PC da Escola Digital a uma loja de informática, que por sinal é a que dá assistência técnica à escola. Pelo que soube, pagou cento e tal euros e o PC continua avariado. Não estou a contar nada de mais, mas foi assim que me “caiu a ficha” e fiquei a saber, que em valores de mercado, por cada um destes computadores que é visto/formatado/etc. o Estado poupa ou arrecada pelo menos cem euros, através dos professores de TIC ou outros curiosos que têm gerido os fraquinhos kits digitais.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.