Mas O Que Interessa Não É “Ter Jeito Para Comunicar”?

Já agora… uma licenciatura pré-Bolonha tinha 4 (ou 5) anos, a profissionalização pelo menos mais um (a maioria dos docentes profissionalizados a partir de final dos anos 80 tem “licenciaturas com ramo de formação educacional num total de 5 ou 6 anos) e um mestrado – como o que fiz em idos de 90 – tinha mais 4 anos. Ou seja, um “mestre” de agora faz-se em 5 anos e está profissionalizado para dar aulas. Antes, era-se licenciado profissionalizado ao fim de 6 e “mestre” ao fim de 8, portanto não me venham com tretas.

Os “velhos” podem não ser “mestres” mas andaram na Universidade tantos anos como os mestres de aviário. Ou mesmo mais. É pena que a investigadora não destaque isso. E é pena que não se explique que um doutorado pode ser avaliado por alguém com um bacharelato e um complemento de formação equiparado ao tal “mestrado”.

Quanto ao resto, sim, não adianta grande coisa fazerem-se doutoramentos, o que posso confirmar na primeira pessoa, em especial quando – tempos alegres da “reitora” – aldrabavam fortemente na bonificação, aplicando retroactivamente a legislação de 2007 a quem tinha feito doutoramento entre 2001 e 2006. Para além do “despacho” tenho por aí, algures, a conversa com a pessoa que deu o parecer “técnico-jurídico” nesse caso particular.

O envelhecimento da classe docente também se reflecte no seu retrato académico: a esmagadora maioria dos docentes em exercício tem licenciatura pré-Bolonha, quando ainda não era necessário um mestrado em ensino para exercer a profissão. Mas a idade não explica tudo. “Um professor que tenha o grau de doutor não tem qualquer vantagem de progressão, remuneração ou reconhecimento na escola onde lecciona”, sublinha investigadora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.