Nem Chega A Meia Verdade

Claro que se impedirem, por critérios administrativos, certos horários de ser colocados na plataforma logo que são necessários, consegue-se a ilusão dos 97%. Mas não passa disso, de um estratagema.

“Estamos a fazer tudo para que, a cada semana, estejamos sempre a colmatar as dificuldades que existem”, mas “todas as semanas nos estão a chegar novos pedidos de professores”, disse o governante, assinalando que, ainda assim, os horários preenchidos e com professores mantêm-se nos 97%“.

Em agosto, início de setembro, aproximou-se dos 100%.

Volto a dizer que se na folha de horário da turma estiver o nome de um@ docente, mesmo que esteja de baixa, o ministério considera o horário “atribuído”. O que o ministro refere são os horários que aparecem sem qualquer nome, resultando de horas que remanesceram da distribuição inicial que, em Agosto e Setembro, contemplavam colegas com atestados de longa duração ou indicação das Juntas Médicas para serviços moderados. Aqueles horários que aparecem, por exemplo com designações como “Hist 403″/”Geo423” ou “H403″/G423”.

De acordo com a forma de “cálculo” do ME, a minha DT tem 100% dos horários atribuídos. No entanto, só têm 70% da disciplinas. Porquê? Porque os horários continuam “atribuídos” a pessoas que não estão a leccionar.

Já agora, é curioso que afinal seja Geografia uma das disciplinas que esteja com mais problemas. Não é novidade nenhuma, pois há vários anos que assim é. No entanto, não foi identificada pelo ministro costa como tal há umas semanas. Deve ter sido o “dinamismo” disto tudo.

Por outro lado, é curioso que se qualifique como “ágil” um procedimento que apenas permite a colocação de docentes numa dia da semana quando antes, mesmo sem computadores, bastava agarrar na lista ordenada “centralista” e fazer telefonemas em qualquer dia da semana. mesmo com as 40 horas para a eventual recusa/aceitação do horário, daria para fazer 2 ou 3 contactos por semana. Se o primeiro fosse feito na manhã de 2ª feira, o terceiro podia ser feito na tarde de 6ª. Isto era a velha “agilidade analógica”. Agora, com tanta plataforma só se podem comunicar horários uma vez por semana e ter acesso aos resultados das RR à 6ª feira.

Realmente, a realidade é tramada, porque não corresponde ao spin produzido e a uma “narrativa” que se baseia em dados truncados e verdades minguadas. Sim, “a realidade está a ser desafiante”, em especial para quem ou não percebe ou não quer perceber essa mesma realidade.

3 opiniões sobre “Nem Chega A Meia Verdade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.