Porque existe uma enorme diferença entre as duas coisas, sendo parecido aos autarcas que estavam contra muita coisa, até os “ouvirem” e lhes passarem o “envelope financeiro” “correspondente. E há muit@ director@ que cada vez se parece mais com aqueles sindicalistas que só querem um lugar à mesa das negociações e o resto da maralha que se lixe.
Ou – terceira hipótese – estão contra porque perceberam que serão uma espécie de homens de mão dos “líderes intermunicipais” que até podem dizer que foram “democraticamente eleitos”, ao contrário de quem o é em colégio eleitoral de tipo corporativo?
O texto da notícia diz exatamente o contrário, afirma-se que o comissário Lima “vê com bons olhos a proposta”!!!!
GostarLiked by 1 person
Pois vê, ou não fosse um poleirista! Daqueles que desde meninos definem rumos para ambicionado cargo político.
GostarLiked by 1 person
Há no seio dos diretores aqueles que se têm prestado voluntariamente a servir de Dodots do autarca. Até daquelas autarquias com muitos empresários esquisitos a fazer de moscas varejeiras. Também há aqueles que já perceberam que ser Dodot a tempo inteiro é demasiado humilhante. É que uma coisa é sê-lo quando se quer, outra é sê-lo por imposição, sempre e incondicionalmente!
Depois há outra questão: é que deixam de ter poder para dodotar gente, pois juridicamente dodotado pela autarquia, dodotado para sempre!
Fora de dodotices: também há diretores com algum perfil Kleenex Velvet. Mas também há (poucos, poucochinhos) verdadeiros Air wick e ainda bem!
GostarLiked by 1 person
A proposta será sempre do interesse dos diretores. A sua grande maioria não passa de comissários políticos.
GostarLiked by 1 person
A grande maioria não passa de kapos, mesmo. Comportamento e caráter execráveis.
GostarLiked by 1 person
“A boa-fé dos líderes das escolas, e das suas equipas, não deverá ser posta em causa. A tutela deverá criar regras de escolha de professores pelas escolas cujos critérios ajudem a adequar o projeto educativo ao perfil do professor”, conta. Perante as críticas de sindicatos que dizem temer o recurso à “cunha” na escolha de professores, o presidente da ANDAEP diz lamentar “a forma como tratam os diretores e as equipas diretivas, que também são professores, pois em vez de os defenderem duvidam da capacidade de liderança, colocam em causa a idoneidade de profissionais de excelência, seus colegas, alguns até sócios dos sindicatos que representam. Talvez por isso seja enorme a estupefação relativamente à possibilidade em atribuir a um conselho local de diretores a tarefa que julgavam ser de cada escola. Apanhados de surpresa, que argumentos válidos irão apresentar os sindicatos para rejeitar a proposta?”, questiona.”
https://www.dn.pt/sociedade/diretores-contra-proposta-de-novo-modelo-de-contratacao-15369312.html
Há ali uma parte no meio, aro Filinto, que não se percebe… se vais adaptar o projecto educativo ao perfil do professor, não precisas disto.
GostarLiked by 1 person
Estão contra a proposta apenas por não lhes atribuir o poder total. Querem ter o poder individual de contratar e vincular professores!!!
Partilhar o tráfico de influências não serve. Eles conhecem-se…. e os zecos ganham mal…
GostarLiked by 1 person
A escolha “perfeita” dos professores por diretores será apenas no início. O “rebuçado” desta proposta terá consequências desatrosas para alguns diretores, nomeadamente, para aqueles que apesar de todos os esforços não consegirem os professores que pretendem/necessitam. Vejamos o problema também ao contrário: -como é que vão fazer quando duas ou três escolas escolherem o mesmo professor (caro que terá o tal perfil…)? Criam avatares?!
GostarLiked by 1 person
A escolha “perfeita” dos professores pelos diretores pode bem ser um “presente envenenado”, nomeadamente, quando nem todos os diretores conseguirem ter todos os professores que necessitam, mesmo com este modelo tão apetecível.
GostarLiked by 1 person
O pior é que na escolha dos primos do primo político acabarão por ficar com a criança nos braços. É que os primus dos primus políticos nem sempre serão profissionais desejáveis. Alguns nada saberão ensinar, outros rapidamente colocarão o diretor na algibeira e voarão para o seu lugar.
GostarLiked by 1 person
(Fuga de informação da 24/Julho): Oh pá, vai lá fazer que ouves aqueles caramelos palermas, para ver se os gajos se calam e nos deixam implementar esta treta toda, carago!
GostarLiked by 1 person