A Sério? É Esta A Agenda Negocial?

São estas as questões mais importantes neste momento para a classe docente, seja candidatos à profissão ou professores dos quadros? Um dos três principais problemas é mesmo a questão das vagas para os doutorados? a quem ou quantos isto interessa verdadeiramente? E olhem que falo como um deles, mesmo se já não necessitado de vaga.

A FENPROF reúne amanhã com o Ministério da Educação, dando início a um processo negocial que conta com três assuntos: contagem de tempo de serviço prestado pelos educadores em creche, dispensa de vaga para progressão aos 5.º e 7.º escalões de docentes com doutoramento e aprovação de um regime de concursos e de um concurso extraordinário de vinculação para os docentes das escolas artísticas.

Ok… vão apresentar outras questões, mas não parece tudo ao molho e vale tudo o mesmo, pelo que se responderem às micro-questões, esquecem-se as outras, como o futuro regime de vinculação e gestão dos recursos humanos docentes, mais até do que o “regime de concursos” que já é uma manta de retalhos?

Para além dos três assuntos referidos, a FENPROF irá colocar outros: pedidos de esclarecimento relativos às intenções da tutela para a revisão do regime de concursos; eliminação da discriminação salarial dos docentes contratados a termo; resolução do problema que empurra docentes do GR 530 para técnicos especializados; Mobilidade por Doença; atividades a atribuir aos docentes mais antigos em regime de monodocência e vigilância nos intervalos no 1.º Ciclo; aspetos atinentes ao protocolo negocial proposto pela FENPROF e, até agora, sem resposta do ME; redução de componente letiva a docentes de LGP, ao abrigo do artigo 79.º do ECD; financiamento público do ensino profissional e artístico. Também serão pedidas informações sobre as consequências da integração das delegações regionais da DGEstE nas CCDR, decidida pelo governo, e denunciadas as limitações impostas pela delegada regional da DGEstE Centro ao exercício da atividade sindical.

3 opiniões sobre “A Sério? É Esta A Agenda Negocial?

  1. O mais importante já está decidido!!!
    Os sindicatos deviam RECUSAR negociar com uma agenda de migalhas.
    Onde estão as propostas de luta destes vendidos?

    Gostar

  2. Recusar tudo porque é tudo inaceitável.
    Os dirigentes dos sindicatos estão no poder há muito. Saiam que estão a prestar um péssimo serviço aos que dizem representar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.