3ª Feira

Ia deixando passar em claro a publicação, pela primeira vez, de um Anuário da Educação pela Moneris. O que tem de particularmente interessante? A forma como demonstra que a Educação se foi tornando um negócio crescentemente atractivo, em especial à medida que a Escola Pública foi capturada por uma ideologia de nivelar pela mediocridade envernizada. Perante isso, quem pode e não tem dramas em relação a essa opção, vai-se embora e o Anuário é, basicamente um documento de promoção de colégios privados para as classes alta e média alta.

Por outro lado, este é um documento que demonstra a imensa hipocrisia dos representantes do ensino privado que, não fornecendo as informações que são exigidas ao ensino público, exibem resultados sem a devida contextualização. E ainda clamam por apoios extra, quando se gabam do “aumento da rendibilidade” do seu sector de actividade.

Nas últimas décadas, o ensino privado tem crescido em Portugal de forma muito expressiva, tendo atraído um considerável interesse por parte de investidores estratégicos e de sociedades financeiras, designadamente das sociedades de capital de risco.

À medida que se acentua o hiato entre a qualidade de ensino proporcionado pelas instituições de ensino particular e cooperativo e a generalidade do ensino público, com uma oferta curricular e extracurricular diversificada, acompanhada de um crescimento do nível de vida da população e de um país cada vez mais internacionalizado, que recebe trabalhadores de todas as partes do mundo que procuram oferta de ensino internacional, parece claro que esta será uma tendência crescente e que o investimento no setor da educação será também ele fortemente ativado, quer pelo setor privado, quer pelo setor público, que terá de acompanhar esta melhoria da proposta educativa e pedagógica.

O crescimento projetado para o setor, a par do aumento da rendibilidade que este proporciona, está no entanto já a ser considerado nas avaliações feitas pelos potenciais vendedores e nos preços pagos pelos investidores que pretendem entrar no mercado.

7 opiniões sobre “3ª Feira

  1. Naturalmente que o desmantelamento e a municipalização em curso do ensino público vai abrindo ainda mais as oportunidades aos privados que adoram banquetear-se com os dinheiros públicos sonegados às escolas. É um pouco como os EUA têm andado a fazer e os mandaretes daqui querem copiar o que lá há de pior, com a preciosa ajuda dos sindicatos burocratizados colaborantes do golpe de estado em curso.

    Liked by 1 person

  2. Li na diagonal o relatório.
    É de uma desonestidade que confrange: passam das escolas que integram o ranking nacional para as escolas internacionais (que não o integram), cujos resultados são por todos desconhecidos.

    Gostar

    1. Exacto.
      Mas é tudo claro em termos de objectivos no atractivo mercado da Educação, que está neste momento a movimentar muito dinheiro.
      Por exemplo, aqui perto de mim, num colégio afamado, os campos de férias de Verão já estão esgotados a 440 euros/semana.

      Gostar

  3. Uma empresa que pretende expandir a sua carteira de clientes, numa área onde há financiamento público e privado, e apresenta o seu alegado centro de competências em educação. É apenas publicidade. Se é enganosa, logo veremos. Que as escolas precisam de melhorar as suas competências na área da gestão, não é novidade. Se estas consultoras podem ajudar, não sabemos. Duvido que pretendam a privatização do ensino público. Provavelmente querem apenas umas valentes avenças de consultoria pagas pelo OGE. Até porque os privados evitam tratar casos difíceis de socialização a não ser que se dediquem ao negócio dos estabelecimentos prisionais.

    Liked by 1 person

  4. Nunca chegou ao meu conhecimento nehum caso de uma escola onde houvesse o descaminho dos dinheiros públicos, a trafulhice, o tráfego de influências e o chorrilho de ilegalidades que campeiam pelas autarquia, a m,ando dos reizinhos locais. Então, quem precisa de melhorar a gestão?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.