Depoimento – Faço Greve! Talvez Por Estas Razões

Texto enviado pelo autor.

Faço greve! Talvez por estas razões

Como é que a minha disponibilidade para a greve é total se, para além de uma relativa paz de espírito, nada ganharei?

Como é que sendo um professor contratado desde há mais de 30 anos, sem nunca ter pretendido entrar para qualquer nível de quadros e de apenas desejar que me calhem horários incompletos, me envolvo numa ação que, mesmo que seja só pela minha idade, não me trará qualquer benefício material?

Talvez porque tem vindo a haver um desrespeito crescente por uma atividade que considero fundamentalmente intelectual,  que alguns iluminados pensam que poderá ser desempenhada com vantagem por uma qualquer app ao legislarem para que o  intelecto seja retirado da função.

Talvez porque vivi uma época em que a direção das escolas era eleita e que, com liberdade e respeito, se podia contestar sem recear represálias de despeito.

Talvez porque presenciei o prazer da entrega dos colegas a clubes e a atividades que não constavam no seu horário.

Talvez pela perda do tempo livre, o tempo do ócio da escola grega, que fornecia a visão e a energia para resolver os escolhos que nunca deixam de ser constantes.

Talvez porque nunca tirei prazer nem vantagem dos inúmeros registos laboratoriais que refletem a desconfiança metódica de uma folha de cálculo com que o meu trabalho é percebido.

Talvez porque me cansei de ver organismos sindicais de todos os quadrantes a roerem no último momento as esperanças neles depositados.

Talvez porque na proa do ministério seja recorrente a presença de sociopatas ou de testas de ferro de sociopatas.

Talvez porque na proa do ministério seja recorrente a presença de quem seja manipulador, culpabilizador e nunca culpado, que tudo sabe e nunca pode ser contrariado, controlador e dissimulado e nunca responsável pelos seus erros.

Talvez porque esteja cansado de ser tratado abaixo de pulga de cão.

Talvez porque o prazer e a ética estejam a ser esmagados por poderes com tiques de prepotência ditatorial.

Mas de certeza que é pelo vislumbre da luminosa epifania que, felizmente, ainda vai surgindo nos olhos dos que por obrigação social nos dão grande parte da sua juventude.

É a eles que tenho de prestar contas, não em aulas formatadas para uma cidadania de obediente pacotilha, mas em ações que lhes demonstrem que por muito que lhes digam que é inevitável, há sempre caminhos que podem ser desbravados e imposições que podem ser derrubadas.

É pelos alunos que estou em greve, para que no futuro eles possam não aceitar a palha que lhes apresentem por alimento.

Para refletir, aconselho a leitura dos poemas que todos conhecem, de alguém que também foi professor.

Lágrima de preta – Poema de António Gedeão (escritas.org)

Pedra Filosofal – Poema de António Gedeão (escritas.org)

José Alves AE Clara de Resende

Revisão de Teresa Santos

5 opiniões sobre “Depoimento – Faço Greve! Talvez Por Estas Razões

  1. Sobe o desabafo do João de nada ganhar com a luta, deixem-me dizer apenas isto. Estamos perante um dos maiores e mais graves ataques ao estatuto profissional, à estabilidad, à justiça e quidade que deveriam presidir ao funcionamento regular da escola pública e à dignidade da classe. Face a isto, todas as principais estruturas sindicais optam por adiar uns meses uma resposta séria, a pretexto de eventuais negociatas. Assim sendo, e perante esta verdadeira declaração de guerra, o STOP, após ter auscultado 6000 colegas, declara greve por tempo indeterminado. Aonde ficam então os dinossauros do costume? Ganhar? Perder? Ficar parado? Sentar-se em cima do muro a ver para que lado a coisa cai? Lutar a sério? Está tudo na nossa mão. Agora é o tudo ou nada.

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.