Algum Bom Senso

Permitam-me acrescentar a necessidade de flexibilização do modelo de gestão escolar.

Os diretores escolares pedem ao Governo “sinais” que permitam afastar a “nuvem cinzenta” que paira na Educação e valorizar os professores. Em causa está o arranque do segundo período, que será marcado por greves de docentes e não docentes. Para esta terça-feira, a FENPROF agendou uma concentração junto ao Ministério da Educação. Os diretores consideram “justas” as reivindicações dos professores e há quem aponte para a necessidade de os ministérios da Educação e das Finanças se sentarem à mesa com os sindicatos.

“No início do ano letivo, em setembro, eu dizia que o ano ia começar com uma nuvem cinzenta. Referia-me à escassez de professores. Esta nuvem cinzenta está cada vez a ficar mais escura”, afirmou ao JN Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, sublinhando que “os professores têm motivos mais do que suficientes para estarem desagradados”.

“Há fatores que, na minha opinião, deram razão aos professores para enveredarem por este tipo de luta. A avaliação de desempenho dos professores e dos diretores é injusta, o vencimento dos professores é baixo tendo em conta a sua responsabilidade e há uma enorme burocracia na qual os professores estão envolvidos e que os obriga a trabalhar muito mais do que as 35 horas”, exemplificou.

11 opiniões sobre “Algum Bom Senso

  1. Pois claro!
    É que o medelo de gestão escolar permite a eternização dos seres supremos e a espionagem pidesca. Instala o medo e coarta a liberdade de expressão. Contudo, permite aos diretores canal aberto, tempo para danças políticas e operações de demagogia. Torna a escola suja no uso de rampas políticas.

    Gostar

  2. Em 2008 havia muito amor e depois muita hipocrisia. Conheci pessoas que em convívio fora das escolas eram excelentes pessoas mas como colegas ou superiores hierárquicos são pouco solidários e autênticos ditadores.
    Lamento ter de dizer, mas há diretores e certos colegas mais papistas que os Papa.
    Enfim se a hipocrisia matasse…

    Gostar

    1. Vejam bem as, vergonhosas, declarações do fura-filas das vacinas e do diretor vizinho do Arlindo. Por que terão MEDO da democracia?
      É fácil de explicar, se regressasse a democracia às escolas a esmagadora maioria deles nem conseguiria fazer lista para se candidatar! São as criaturas mais odiadas das escolas.

      Gostar

  3. Têm-se em grande conta. Como? Pelas avaliações realizadas através de uns questionários “anónimos” (em que o respondente apenas identifica a idade, o grupo de recrutamento, o género, a situação contratual…) preenchidos e enviados através do e-mail profissional!
    Salazar faria melhor?

    Gostar

    1. É bem verdade que há questionários desses! O problema é que há sempre alguém que responde a esses questionários… se ninguém respondesse, o problema morria à nascença!

      Gostar

  4. Já se sabe que nisto há quem trabalhe, escreva, esclareça, informe, mas, depois, aparecem os adn oportunistas a cavalgar quem é discreto.
    Aproveitar o trabalho dos outros e o curso dos acontecimentos é o perfil do status quo deste país.
    Gandas perfis!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.