Eu não fiz qualquer pergunta ao Medina e se tivesse de a fazer, seria outra, sobre o nepotismo e os oleodutos financeiros da CML. E a essa eu sei que ele não responderia. Por isso, dispenso recados, muito menos de quem é ministro das Finanças como recompensa por ter perdido umas eleições… para o Moedas do altar.
Se a educação fosse um banco, já tinha sido resgatada há muito. Para os mamões há sempre toda a verba que eles querem.
GostarLiked by 1 person
Maior descida de sempre da dívida?
Dívida nominal, aquela sob a qual temos de pagar os tais juros que continuam a subir rapidamente (retirados os ativos em depósitos, para não assustar tanto):
Dezembro de 2015 (início dos governos de Costa & Companhia) – 217.556 milhões de euros;
Dezembro de 2022 – 258.684 milhões de euros.
É uma subida superior a quarenta e um mil milhões de euros (18,9%).
Descida da dívida… lol!
https://bpstat.bportugal.pt/serie/12561489
GostarGostar
Com os depósitos, que é quase tudo dinheiro de outros, em dezembro de 2022 a dívida pública era superior a duzentos e setenta e dois mil milhões de euros (272.591).
Temos ido pouco ao mercado, na expetativa da queda da inflação/baixa da taxa dos juros e com a ajuda da corrida aos certificados de aforro.
Mas…
“O Tesouro público português emitiu nesta quarta-feira mil milhões de euros em dívida de longo prazo, a três e nove anos, 651 milhões dos quais no prazo mais longo, onde os custos de financiamento subiram de forma expressiva. O custo da emissão de títulos a nove anos saltou para 3,2%, contra os 2,3% que pagou em junho para colocar dívida com o mesmo prazo (e em fevereiro pagava-se cerca de 1%).”
https://observador.pt/2022/10/12/estado-paga-mais-caro-32-para-emitir-divida-com-prazo-de-9-anos/
GostarGostar
*sobre
GostarGostar
Se eu fosse ministro das finanças e não pagasse o que devia a cerca de 100 mil funcionários também era capaz de ter uma descida brutal da dívida…
GostarGostar
Basicamente, já percebeu, é empurrar com a barriga e não haver acordo nenhum… Não apresentam absolutamente nada, mas nada, por escrito e limitam-se a debitar umas generalidades… para desgastar…depois acusarão os professores de intransigência… É essa a tácitta! É que nem na parte da burocracia apresentam nada… São umas vagas promessas de criar umas comissões …
Se quisessem, por exemplo, estou-me a lembrar do 1º Ciclo, onde tenho descendentes, poderiam dar uma alívio aos petizes… Colocar a parte curricular mais ”dura” de manhã e, como adoram a escola em tempo absoluto, e não cogitam em reduzir a permanência na escola, colocar actividades mais lúdicas, ligadas às Arte e ao Desporto à tarde… e um tempinho para brincarem livremente, já que são tão modernos e libertários… Mas, se calhar, isto acabaria com a Escola Total e não dava para mergulhar os petizes em projectos e projectinhos da treta para mostrar, em dia de visita, ao ministro Costa… Era pelo menos alguma coisinha, uma ideia, menos uns papéis, uma reunião… mesmo das medidas que não custariam o dinheiro do Medina! Mas nem isso, nada! Não passa de um embuste!
GostarGostar
O Governo saltou aos gasganetes dos comentadeiros e jornaleiros do regime.
Tinha que ser, pá! um dia destes ainda se tornavam para aí livres pensadores, ou coisa assim…
GostarGostar
E fez-se o 25 de Abril para isto?!
Quanto ao DN e/ou JN…, mais parecem Departamento do Governo!
GostarGostar