11 opiniões sobre “Nas Escolas, Nota-se Muito

  1. Há muita coisa que cada um de nós, individualmente, pode (e deve!) fazer. Por exemplo:

    – deixar de participar em projetos;
    – deixar de organizar ou participar em atividades que não sejam estritamente as de sala de aula;
    – deixar de ir em visitas de estudo (pessoalmente, é coisa que recuso há já vários anos!).

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    1. É o que eu faço desde 2010! Já disse o mesmo na minha escola…, mas é vê-los alegremente em visitas de estudo… Irra, tanta gente estúpida… Mas, depois, sempre em lamentos pelos corredores, sala de professores e até casas de banho…

      Não há coluna vertebral. Em boa verdade, muitos professores têm o que merecem. Sejamos francos.

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  2. Existem Diretoras e Diretores de Agrupamentos, tipo: “Eu Quero, Posso e Mando”. Sugestões:
    – Todos os Diretores ou Diretoras, deveriam responder, a um questionário com 25 ou 30 questões, tal como agora, se implementou para o governo. Se alguns Diretores são rápidos a ameaçar ou a colocar processos disciplinares aos colegas, que são livres pensadores, críticos e não são subservientes, ao ponto do “lambe botas” ou dizer “Amém” a tudo, tipo “buf@s” da hierarquia, também devíamos ter acesso ao seu registo criminal, porque afinal, o exemplo vem sempre de cima.
    Os(as) Diretores(as) deviam ser eleitos, de acordo com o sufrágio direto e universal, ou seja, tod@s @s educadores(as), professores(as) e assistentes operacionais, deviam poder escolher e votar individualmente.
    Existem Diretores(as), acredito que poucos que gostam de humilhar ou fazer assédio moral e profissional, a quem não se encaixa nos “grupinhos” das Escolas, tal como os alunos de 10,12, 13, 14, etc, fazem a quem anda sozinho.
    Parecem que os senhores Diretores são intocáveis? Será sempre assim? Ou é miopia nossa,…
    O desenho hierárquico, implementado nas escolas é estranho, pois, o Sr. Diretor, está a dirigir a Direção (lógico), está na SADD (Secção de Avaliação de Desempenho Docente) e está no Conselho Pedagógico, etc. Agora, presente na SADD, não será concentrar poder a mais?
    Importa apurar quem é responsável por tudo acima mencionado, e os autores por este modelo organizacional e o que pretendem com ele? Essas Excelências, veem nisto, um exemplo de “Democracia brilhante'” ou da boa separação dos poderes?
    E a burocracia que existe nas Escolas/Agrupamentos? Nem se fala.
    Mais importante agora, é manter esta “união” entre a classe docente, pois muitíssimas vezes, as nossas famílias e o nosso bem estar biopsicossocial, ficam para 2.º lugar. Existem colegas que estão a 200, 300 ou 500 kms das suas casas e famílias.
    Existem colegas com muitos anos de serviço, que não conseguem subir na hierarquia.
    Ontem um colega escreveu aqui, que parece que o Estado injetou mais de 3 mil milhões de Euros na TAP, para que ela seja vendida por 900 milhões de euros? Foram os professores que estão nas escolas a dar aulas, a fazer estes negócios ruinosos para o Erário Público? Apurem-se outros negócios muito ruinosos para os cofres nacionais!
    Em síntese, vénias e louvores aos docentes, por estas greves que não vão parar, até as matérias acima expostas e outras, serem resolvidas, pois os professores tem conseguido ao longo dos anos, manter a sua credibilidade junto dos pais e da opinião pública, muito acima dos governos.
    Sugestão adicional:
    SIC Notícias
    01.02.2023 23:09
    https://sicnoticias.pt/programas/essencial/2023-02-01-Essencial-Os-motivos-da-revolta-dos-professores-c6958bbe?utm_source=site&utm_medium=share&utm_campaign=facebook&fbclid=IwAR3MFM9LVQK1uiUkM1Mbv8KD7HmoNWgE6eqGJTEWt7ErcWuTeCIWnoknwgI

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  3. Muito Bom, mas desculpem não entender citações bíblicas num Estado Laico, referentes a uma Escola Pública Laica.
    Faz-me lembrar um Juiz…
    No Irão, os dirigentes iranianos tb. são muito religiosos…

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