Da Iniquidade

Entre os materiais usado para o texto a incluir no JLetras/Educação da próxima semana reencontrei um dos documentos oficiais produzidos em 2019 para justificar o injustificável com base num alegado “racional” e numa “lógica” [sic] que permitiu que umas carreiras recuperassem TODO o tempo de serviço congelado entre 2011 e 2017 e que outros, que tinham já tido outro congelamento, se ficassem por pouco mais de 33 meses.

A quantificação do tempo a reconhecer aos trabalhadores das carreiras especiais da administração pública foi definida com a seguinte lógica: nas carreiras gerais, um módulo padrão de progressão corresponde a 10 pontos que, em regra, são acumulados ao longo de 10 anos. Como tal, os 7 anos de congelamento correspondem a 70% do módulo de progressão de uma carreira geral. É a este peso relativo do congelamento que se recorre para mitigar o impacto nas carreiras essencialmente fundadas no tempo, às quais deverá, por conseguinte, ser aplicado aos módulos padrão de progressão, o racional de 70%.

De facto, as carreiras dos corpos especiais da administração pública têm diferentes módulos de tempo padrão para progressão. No caso dos professores, por exemplo, o módulo de tempo padrão é de 4 anos, pelo que, aplicando o racional dos 70%, se obtém uma recuperação dos 2 anos, 9 meses e 18 dias.

Perante isto, penso que é razoável o que escrevi sobre o assunto e daqui por uns dias se poderá ler de forma mais extensa, explicadinha e “racional”, que é a minha forma de demonstrar a desonestidade (intelectual, mas não só) alheia.

Ou seja, o tempo não foi recuperado de forma absoluta, mas relativa a um referencial específico de cada carreira, ou seja, trataram-se realidades muito diferentes pela mesma bitola, ao contrário do que ainda recentemente se tem afirmado. Por exemplo, nas carreiras em que os escalões têm 10 anos, os 70% corresponderam à recuperação integral dos 7 anos em que para elas existiu “congelamento”, enquanto que no caso dos professores, cuja carreira se estrutura em módulos quase todos de 4 anos, aqueles 70% ficaram reduzidos a 2 anos, 9 meses e 18 dias. Para além de que o cálculo incidiu, de forma explícita apenas nos anos de 2011-2017 e não em todo o período que realmente durou a paragem da contagem de tempo de serviço para a classe docente. Tudo isto foi apresentado publicamente como fazendo sentido e sendo “justo”.

5 opiniões sobre “Da Iniquidade

  1. As carreiras gerais têm, assim, quatro 4 módulos de 10 anos, igual a 40 anos de serviço. Os docentes têm 10 módulos/escalões para chegar aos mesmos 40 anos de serviço. As carreiras gerais só estiveram congeladas 7 anos, recuperados na íntegra. Os professores foram sujeitos a mais de 9 anos de congelamento e recuperaram menos de 3 anos. Onde está a equidade? 7 anos numa carreira de 40 anos nunca equivale a 3 anos dos mesmos 40 anos. Isto é basico. Qualquer criança sabe que 7 não é igual a 3. E também sabe que 7 não é igual a 9. Tudo foi pensado para lixar os professores conscientemente. Com dolo. O melhor é encerrarem todas as escolas públicas. Assim, não será preciso professores. Não há despesa. Outra medida de poupança é matar todos os reformados, não se gasta dinheiro em pensões. Não é por os professores serem uma classe de mais de 100000 que têm tratamento desigual. Acabe-se já com estes politiqueiros rançosos! Por fim, quantos professores e familiares têm votado no PS desde Sócrates, inclusive? Gistam de apanhar, só pode.

    Gostar

    1. Tem razão. Os professores unem -se nos CT para acabar com o facilitismo. Em situações de indisciplina, acabou-se com o “Isso não acontece nas minhas aulas.” e com o “É preciso saber lidar com eles.”. O boicote às actividades e projectos da treta generalizou-se. A capacidade de enfrentar a prepotência dos directores levou a que eles sufragassem quase todas as medidas que implementam. Levanto-me todos os dias ansioso por voltar à escola, esse lugar em que classe docente fez a revolução!

      Liked by 1 person

  2. Hoje , interrogo-me que sindicatos pactuaram com estas contas,,,
    Isto é absurdo , é estupido, é atrasado mental, é tudo o que quiserem, é a forma como têm tratado os professores …
    9 é igual 7
    7 é igual 3
    10 é igual a 4
    Quem engoliu estas contas? Quem as propôs sem lhe chamarem doidos varridos?
    Como as impuseram sem serem derrubados?
    Aí estão como governos legitimados , burlões encartados!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.