No essencial, a proposta do ministro Costa não devolve praticamente nenhum tempo seja a quem for. Por estranho que pareça, depois de ler aquilo, acabei por achar que sou um “privilegiado”, porque a mim (passei pelos 2 congelamentos, estou nº 8º escalão) parece que pretendem reduzir um (1) ano inteiro (dos mais de 6,5 anos que têm em cofre) de permanência num escalão. Ao resto, permitem progredir sem vagas ou devolver o terceiro (3º) congelamento, ou seja, o tempo adicional passado nas listas de espera de acesso aos 5º e 7º escalões.
Ou o ministro Costa é desonesto ou parvo. Ou nos acha parvos. Ou é uma mistura das duas coisas (desonestidade do lado de lá, crença na parvoíce do lado de cá). esta proposta não resolve nada do que se pretende e, como base de trabalho, é muito escassa. No fundo, quase nada devolve do que foi surripiado. Inaceitável e passível de lhe ser esfregado, depois de usado, no sonso fácies.
Parvo e desonesto são adjetivos simpáticos para o Maria Lurdes de bengala!!!!!
GostarGostar
Sou uma alma quase cristã, não praticante de abusos 😉
GostarGostar
Isto é, se nao teve os 2 periodos de congelamento, na integra, mas menos 1 dia ou 1 més, já não beneficiará de 1 ano de redução no escaläo 7 ou superior?!!!!!
GostarGostar
Pensando bem.., eu já estava na carreira (QZP), mas entrei para QZ a 1 de Setembro de 2005 :D.
GostarGostar
Mas acaba com uma grave injustiça nas escolas. Todos sabemos que muitas avaliações não são sérias e que muita gente está/esteve muito tempo nas listas e nem sequer teve direito aos 2,9 anos. Isto, penso, era o primeiro passo, até para devolver às escolas um ambiente mais saudável. Entendo o bónus de um ano como uma compensação pela avaliação tida. Só que quem teve MB ou Excelente também já teve bonificação no tempo de acesso ao outro. Eu acho que foram criadas tantas injustiças que nunca haverá entendimento entre os professores. Uns, tiveram o 10 escalão e nenhum índice intermédio; outros, o acesso ao 5, ao 7 , ou aos 2. Ou o reposicionamento e as ultrapassagens. Como se resolve tanta decisão errada, tanta injustiça?
GostarGostar
Simples….
Basta devolver o tempo do congelamento, o tempo perdido para obter vaga e eliminar as quotas.
GostarLiked by 1 person
Quem estava no 299 antes da impronunciavel ministra reforma- se com 2 mil. Esta injustiça nunca vais conseguir resolver. Às vezes, com uma diferença de 1 ou 2 meses de tempo de serviço. Não é fácil de digerir. O ambiente na escola poderá melhorar, mas nunca mais será o que foi.
GostarGostar
a resolução simplista e direta seria colocar cada docente no escalão correspondente ao tempo de serviço que tem. Por exemplo, com 30 anos de serviço devia estar no 8º escalão em vez de no 4º, 5º ou 6º.
GostarGostar
JCosta é um parvo.
GostarGostar
E sonso.
GostarGostar
Eliminar ou atenuar o prejuízo do “3° congelamento ” seria uma compensação prioritária,justa ,ainda que insuficiente.
Os docentes ,depois desta proposta ,estarão mais divididos do que nunca…
GostarGostar
Isto nem sei se chega para dividir porque, em suma, não permite recuperar praticamente nada, excepto o tempo perdido adicionalmente.
GostarGostar
Continua a jogar e a manipular a opinião pública. Quem o ouviu hoje, depois da reunião, a falar aos jornalistas, diria que tinha dado tudo e ainda acrescentado bónus.
Tantos colegas já se aposentaram, depois de uma vida de trabalho, depois de terem cumprido com as suas obrigações, e que ficaram com uma reforma reduzida. Esses pagarão o resto da vida esta desonestidade de incumprimento de contrato. Já nem falo do efeito desses congelamentos na carreira contributiva que agora determina o valor da aposentação.
Quer sua excelência que todos nós sigamos esse destino, mas entretanto, pretende continuar a usar trabalho especializado a preço de saldo, com disposição total, porque como os profs. estão velhos, já não mudam para outro emprego, pensa na sua cabecinha.
E com a desfaçatez do bom vigarista e a segurança de estar bem respaldado pelos seus iguais, aparece deslavadamente na TV, com ar beato.
Boris Johnson está em risco de perder o seu mandato de deputado por mentir ao Parlamento. O nosso 1.º ministro, o ME e outros têm mentido descaradamente aos portugueses, em alguns casos com denúncia no programa Polígrafo, sem que se erga uma sobrancelha e sem rubor nas faces. É assim que se desacredita uma democracia, com a total falta de respeito pela população e total falta de vergonha.
GostarLiked by 2 people
Faz uma triste figurinha. Eu tinha vergonha!
GostarGostar
Como escreve algures uma colega, e os velhos, senhor? Sim, conseguimos atingir o 10º escalão, mas com uns 10 anos de atraso. Nem vale a pena fazer contas ao que se perdeu… e perder-se-á no valor da reforma, claro. Nem colocaram em cima da mesa um bónus para antecipação da aposentação! Pelos vistos, não temos direito a qualquer compensação. Tristeza. Nem os interesses do Estado sabem defender.
Bem fazem os colegas que apresentam atestados de longa duração!
GostarGostar
E o que fará o sr Nogueira com tamanha barbaridade? Estou curiosa por saber se é agora que começa a trabalhar como deve ser e a proporcionar uma luta como deve ser.. avaliação, exames tudo. .ponham a cabeça a funcionar…estão no sindicato para isso, se não consegue demita-se e deixe outros fazer o trabalho.
GostarGostar
Era a proposta expectável: nos meandros dos bastidores das conversas privadas, já se falava nessa proposta como contrapartida à recuperação dos 6 anos. Os 6 anos é tabu tanto orçamental como politico (seria recuar em relação a 2019).
GostarGostar
E incompetente.
E odeiam os professores…
Greves até às próximas eleições.
Ou DEMISSÃO já.
GostarGostar