6ª Feira

O que significa a “proposta” do ME nesta nova ronda negocial sobre várias matérias, a resolver em duas reuniões? Em primeiro lugar, que parece feita para “calar” Marcelo Rebelo de Sousa (que mandou resolver as coisas até à Páscoa) e dar a sensação à opinião pública de que se está a “ceder” (de novo, claro), às “exigências dos professores”. O que é tão falso como com o regime de concursos, porque a muita gente nada é devolvido e muito menos se corrigem “efeitos assimétricos” do congelamento quando se sugerem coisas que apenas significam a suspensão temporária das quotas ou a aplicação de algo (contabilização do tempo de serviço nas listas de espera de acesso aos 5º e 7º escalões) que já está em parte na lei:

Recuperemos a portaria 29/2018 de 23 de janeiro, nos pontos 4 e 5 do seu artigo 4º:

4 – Os docentes que não tenham obtido vaga beneficiam, para efeitos de progressão, da adição do fator de compensação 365 ao tempo de serviço em dias prestado no escalão por cada ano suplementar de permanência nesse mesmo escalão.

5 – A adição do fator de compensação ao tempo de serviço prestado no escalão produz unicamente efeitos para a ordenação na lista de graduação referida no n.º 1, não se adicionando definitivamente àquele para quaisquer outros efeitos e cessando com a obtenção de vaga para a progressão do docente ao escalão seguinte.

No fundo, a proposta do ME limita-se a anular o ponto 5, deixando apenas o ponto 4. A suspensão das quotas também não passa de uma medida temporária. E o ano de “recuperação” para quem está do 7º escalão para cima é apenas o mesmo que um Excelente dado a um@ qualquer querid@ da direcção da escola/agrupamento.

Mas a proposta, tal como surgiu e foi divulgada pelos sindicatos, para além de escassa ou nula substância, revela ainda um imenso desleixo e incompetência na forma como foi elaborada, ao nem sequer acertar com o tempo efectivo do congelamento vivido pelos docentes. Ao apresentar o universo aplicável a quem passou, em exercício de funções, por um período de congelamento total de 9 anos, 4 meses e 18 dias, quereria dizer que não se aplicaria a ninguém, pois o período real foi de 9 anos, 4 meses e 2 dias. Ninguém deu por isso, desde quem esteve na reunião (e foi uma dúzia ou mais de delegações) até quem divulgou de modo muito pouco crítico a eventual nota de comunicação do ME.

Eu não vou pela má fé, porque seria demasiado rasteira e não quero mesmo acreditar que tenhamos chegado a esse nível de desonestidade. Fico na dúvida em relação ao gozo, porque a condescendência do ministro Costa já é adverbial, desculpem, proverbial. Tenho quase a certeza que é mesmo uma mistura de desmazelo, despreocupação, incompetência, preguiça. Agarrou-se num documento qualquer e escreveram-se umas coisas, para parecer que se vai fazer algo (a parte sobre a burocracia é anedótica e apenas revela que até agora nenhum prometido grupo de trabalho fez seja o que for), e nem houve o cuidado de dar a rever a alguém que perceba minimamente do assunto.

O que, mesmo de modo eventualmente involuntário, representa uma forma objectiva de desrespeito pelo problema em tratamento e por todas as pessoas envolvidas na sua resolução. Entre tant@ adjunt@ e técnic@ especialista no gabinete a papar mais 1000 euros brutos do que eu, ninguém conseguiu dar com o erro grosseiro?

8 opiniões sobre “6ª Feira

  1. Um porcaria quer nem para limpar rabos de camelos dá. Mas agora o governo vai dar mais 5 euros de aumento mês e vai tudo regurgitar de felicidade. E vão encher estádios para ver porcarias como a de ontem. No resto pão e circo e clientelas como sempre

    Liked by 2 people

  2. “Eu não vou pela má fé, porque seria demasiado rasteira e não quero mesmo acreditar que tenhamos chegado a esse nível de desonestidade.”
    🤓
    E se fosse obra de um qualquer direitolas, continuavas a não querer acreditar?

    Gostar

  3. Trazidos aqui habilmente manipulados por Costas e Marcelo. O que resta? Entre os serviços mais que mínimos e os serviços máximos que chegarão nos exames e avaliações de final de ano letivo? Só vislumbro um derradeiro momento para atuar, entre meados de maio e meados de junho, lutando e alertando para mais uma farsa digital que será imposta pelo ME.

    Gostar

  4. Sobre a inserção de vagas, a medida é temporária mas ainda abrange muitos anos segundo declarações do ministro:
    “ A isenção de vagas para o acesso ao
    5.° e 7.° escalões significa o seu fim definitivo ou é uma medida transitória?”
    Sobre esta medida, João Costa disse apenas, em declarações aos jornalistas no final da reunião, que a sua abrangência “dependerá do ponto da carreira em que está cada professor”. “Imagine-se um professor que está ainda no 4.° escalão. Esse professor não terá limitação de vaga na passagem para o 5.° e, quando chegar ao 6.° escalão, também não terá limitação de vaga para passar para o 7.° escalão”, exemplificou.”

    Gostar

  5. Sobre a suspensão das quotas será transitória mas ainda vai abranger muitos anos para alguns docentes:

    “ A isenção de vagas para o acesso ao
    5.° e 7.° escalões significa o seu fim definitivo ou é uma medida transitória?”
    Sobre esta medida, João Costa disse apenas, em declarações aos jornalistas no final da reunião, que a sua abrangência “dependerá do ponto da carreira em que está cada professor”. “Imagine-se um professor que está ainda no 4.° escalão. Esse professor não terá limitação de vaga na passagem para o 5.° e, quando chegar ao 6.° escalão, também não terá limitação de vaga para passar para o 6.° escalão”, exemplificou.

    Gostar

    1. Isso apenas para quem teve 100% do tempo congelado em horário completo! Que justiça?! Migalhas e a poucos!!! Quem por azar tem menos 1 dia que seja de trabalho nesse período fica de fora! Onde está a proporcionalidade da medida?! Vergonhoso!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.