Domingo

Há pessoas lúcidas e depois há aqueles modernaços que são contra “provas finais” no 4º e 6º ano, mas aprovam provas de aferição digitais no 2º. Eu uso computadores há mais de 30 anos e há muito que sou criticado por andar sempre a meter as turmas nas salas de informática quando estão disponíveis (já ouvi de tudo… e não ouço muita coisa, porque há quem tenha aprendido a informar-se sobre as alturas em que não estou por perto), mas impressiona-me o voluntarismo apatetado de muita gente que que “ser solução” a todo o custo (dos outros) quando se viu que só fazem parte do problema e, em vez de o resolver, relativizam-no ou mascaram-no para continuar a mamar em certos e determinados úberes.

O professor David Kellermann é um entusiasta da tecnologia. Mas acredita que temos percorrido um “caminho errado” na digitalização da educação, que tem deixado de fora a interacção entre humanos.

A aprendizagem especificamente humana é um processo que se desenvolveu ao longo de dezenas ou centenas de milhares de anos, o mesmo se passado com o processo daptativo do cérebro. Só que há quem ache que bastam umas décadas para acelerar tudo, sem que muito se perca ou sem que se acabe por dar um enorme curto-circuito que nos pode obrigar a regressar a um ponto bem mais atrás do que aquele em que iniciámos esta deriva em busca do pós-humano.

2 opiniões sobre “Domingo

  1. Frases que vão passar despercebidas:

    Sugestão de leitura:

    Na sequência das afirmações de David Kellermann -Vamos ter de voltar a uma experiência mais física da Educação, acrescenta-se:

     “A Fábrica de Cretinos Digitais”

    Os perigos dos ecrãs para os nossos filhos

    de Michel Desmurget

    «Alerta: juventude em perigo!»

    … mas o Mundo vai continuar na sua louca correria para a frente!

     

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