Noticiário – Carlos Dobreira

BRAGA: MINISTRO NEOLIBERAL DA EDUCAÇÃO FAZ VISITA FOFINHA E FACHADISTA EM TEMPOS DE COLAPSO DA ESCOLA PÚBLICA

O Conselho de Ministros vai realizar-se nesta quinta-feira, pelas 10 h, no GNRATION, edifício localizado na cidade de Braga, conhecida como a cidade pichada, das pontas de cigarros, dos prémios pagos a peso de ouro, do fachadismo, das festas e festinhas e do glamour parolo.

Destaque para a visita fofinha e fachadista do Ministro neoliberal da Educação e que está ligado à Coligação Juntos Por Braga, tendo sido Presidente da Comissão de Honra de apoio à recandidatura do atual Presidente da Câmara Municipal de Braga (“Mayor de Braga”) nas Eleições Autárquicas de 2021.

O Ministro neoliberal da Educação e a sua equipa governamental encontraram a Escola Pública em colapso ,na qual grassa a falta de respeito para com a profissão de docente por parte de governos sucessivos (onde se incluem os governos com a participação do PPD/PSD e do CDS/PP), dos alunos e da sociedade em geral, a indignação face à precariedade laboral dos docentes contratados, um sistema obsoleto de avaliação do desempenho docente, o desfasamento do sistema de ensino português em relação à realidade laboral e ambiental, o falhanço do Decreto-Lei n. °54/2018 de 6 de Julho, a injustiça resultante da aplicação do Decreto-Lei n.° 41/2022 de 17 de Junho (regime de mobilidade de docentes por motivo de doença), a injustiça na contabilização de dias de trabalho declarados à Segurança Social (Decreto Regulamentar n.° 6/2018 de 2 de Julho), o desrespeito pelas docentes mães no que respeita à atribuição efetiva de horários flexíveis (Código do Trabalho Lei n. °7/2009 de 12 de Fevereiro), a premente reflexão é alteração da legislação relativa à autonomia e gestão das escolas.

Igualmente, na Escola Pública em colapso assiste-se à falta de respeito para com o pessoal não docente (assistentes operacionais, assistentes técnicos, psicólogos escolares, técnicos superiores e especializados), associado à precariedade laboral, aos baixos salários, a barreiras constantes no que respeita à progressão.

A Escola Pública colapsou, desmoronou-se e está atolada de burocracia e papéis, permissiva ao uso e abuso de tecnologias (inclusive os telemóveis facultados pelos pais e encarregados de educação aos alunos), sem recursos humanos suficientes. Faltam técnicos nas especialidades da Psicologia, da Terapia da Fala e da Terapia Ocupacional. Faltam assistentes sociais.

Na quinta-feira, o Ministro neoliberal da Educação vai então estar em Braga numa visita fofinha e fachadista (distante da realidade nua e crua das Escolas do concelho de Braga) ao GNRATION (às 10h) e ao FÓRUM BRAGA (às 16h e 30m) onde fará pose para a fotografia ao lado do Mayor de Braga e até do Primeiro-ministro recentemente empossado.

Texto em atualização/crédito 2: Carlos Manuel Dobreira

Crédito 1: Paulo Serra

Para saber mais: https://rum.pt/news/gnration-acolhe-conselho-de-ministros-esta-quinta-feira?

Uma opinião sobre “Noticiário – Carlos Dobreira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.