ADD 2024

Avançando a criação de quotas adicionais, espero que as coisas melhorem em termos de conflitualidade, mesmo se continuará a disputa do “mérito” pel@s que se se sentem melhores e com direito a “aceleração”. Por acaso, tenho curiosidade em observar duas coisas: a primeira, é ver como irão agir aquel@s avaliador@s que andaram por aí armad@s em pseudo-éticos e a dizer que ninguém deveria ter MB ou Xalente; a segunda, é verificar até que ponto as pessoas reclamavam ou recorriam porque necessitavam de quota ou se era mesmo por vaidade. Após uns anos a servir como árbitro ou “amigo crítico” de reclamações, é justo dizer desde já que não vejo razão para voltar a passar pelo que escolhi passar nos últimos 4-5 anos, algumas vezes a tentar evitar sacanices que, como tal, costumam ser praticadas por quem não tem qualquer disponibilidade para o admitir.

O meu maior desejo? Que as SADD que se reclamam de muita coisa em sede de contra-alegações, façam o seu trabalho com a competência e rigor que alegam exigir a outros. E que cert@s director@s que presidem a essas SADD façam muita formação para não continuarem a asneirar. Ahhh… e que leiam qualquer coisa sobre deontologia profissional, antes de pedirem gabinetes de apoio jurídico. Porque o chão fica muito inclinado quando um dos lados (SADD) tem o apoio pouco disfarçado das entidades que no ME(CI) deveriam ser reguladoras isentas e não estarem a priori do lado de uma das partes.

19 opiniões sobre “ADD 2024

  1. -Porque precisam Suas Excelências, os diretores, de gabinete de apoio jurídico, se eles/elas, devoram a legislação e trabalham diariamente com eles, várias vezes ao dia?

    Será para se resguardarem/protegerem dos assédios, abusos e ilegalidades, que um ou outro cometem, movidos pelo de desejar afastar gente incómoda?

    Todos temos que dizer mé…mé, perdão, Amén?

    -Porque será que docentes com 55 anos ou mais, precisam de ter aulas assistidas, depois de 32 ou 33 anos de carreira docente ininterrupta?

    Não será melhor substituir as aulas assistidas por outros instrumentos de avaliação (ex: ações de formação, artigos, projetos e os seus benefícios para a comunidade, etc.?)

    Não será uma forma “economicista/financeira de travar” a progressão”?

    (Sonho premonitório e delirante) – Aviso a tod@s @s Docentes:

    Guardem sempre fotocópia/comprovativo de tudo o que entregam nas Escolas, pois nunca se sabe se pode entrar um rato, pombo ou pomba, gat@s (sim alguns animais andam com fome) ou até um(a) Extraterrestre e leve consigo documentos que vão ser precisos para as vossas avaliações.

    Disparos para o ar:

    “Prefiro ter acusadores me condenando por defender uma verdade, do que bajuladores me abraçando por defender uma mentira.” – Martinho Lutero

    “Tem muita boca expondo mentiras, e muito silêncio guardando verdades.” – Heverson Santana 

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    1. Gostei particularmente desta passagem, abaixo registada:

      (Sonho premonitório e delirante) – Aviso a tod@s @s Docentes:

      “Guardem sempre fotocópia/comprovativo de tudo o que entregam nas Escolas, pois nunca se sabe se pode entrar um rato, pombo ou pomba, gat@s (sim alguns animais andam com fome) ou até um(a) Extraterrestre e leve consigo documentos que vão ser precisos para as vossas avaliações.”

      Um polvo com tentáculos que esteja num grande aquário numa Escola/Agrupamento, também pode entrar na lista?

      Haverá ainda assim alguns casos tão “gritantes”?

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  2. Conheço quem tenha reclamado por “vaidade”, ou “justiça” porque quem teve MB não era tão bom quanto a própria. Mesmo tendo-lhe explicado que a diferença é que ela progredia com o Bom e a outra pessoa estava encravada num escalão com quotas.

    Solidariedades…

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      1. Parece que o lema é ha muitos anos:

        • Dividir para reinar!

        Deste modo, os manipuladores natos e arrivistas natos, vão ganhando e subindo, servindo-se de uns e espezinhando outr@s.

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        1. Quem descobre e denuncia “sacanices”, vulgo omissões, ocultações, etc., fica mal visto.

          Os que as praticam calam-se sobre as mesmas e passam a difamar/ostracizar @s outr@s!

          Devia existir mais “transparência” e rotação anual dos membros que pertencem às SADD.

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    1. E quem teve MB e reclamou para ter Excelente, porque se considera suprassumo e o mesmo lhe foi atribuído?

      Já eu sou um tipo com sorte: fiquei duas décimas acima da reprovação. Ufa!

      PS. A minha diretora diz à boca cheia que não lê os relatórios de quem avalia, porque é uma chatice e não tem tempo. E está, hein?

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      1. E será que todos os membros da restante SADD (generalizando de norte a sul, de oeste a leste), lêm tudo, com muita atenção e conferem todos os documentos, factos citados ou links registados?

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        1. Eu fiz parte de uma SADD (tarefa ingrata e inglória enquanto fui coordenadora de DT, cargos que tratei de deixar, já não há condições morais e saúde para isto) e a maior preocupação de todo o grupo, enquanto lá estive, foi atribuir as menções altas a quem dependia delas para mudar de escalão. Naturalmente, haverá colegas mais “excelentes” do que outros, mas o meu (nosso) critério sempre foi “se faz o trabalho que lhe compete, enquanto professor, deve progredir de escalão e não ficar na terra de ninguém das quotas”. Posso dizer que no tempo que lá estive não houve um professor a ficar preso no escalão, dependente das quotas.

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          1. É justo para outros colegas que, com essa classificação, veriam o tempo de progressão reduzido em 6 meses ou um ano? Eventualmente não, mas todo o sistema é injusto ao afunilar em quotas, daí, dentro da iniquidade, esta será a menor e menos lesiva (na minha opinião).

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          1. Então, não é suposto todas as SADD’s lerem todos os Relatórios de ADD, conferir todos os factos relatados, todas as Ações de Formação feitas, todos os links registados e mais qualquer coisa em falta?

            Não são todas imparciais, impolutas e íntegras e acima de qualquer “suspeita”?

            Ou são todas ou a maioria?

            Há desvios ao padão?

            Outra dúvida, porque como alguém escreveu, perguntar não ofende:

            -Quando uma SADD tem 200 ou 300 relatórios de ADD para avaliar com total isenção e imparcialidade, como fazem?

            E, a seguir recebem mais 120 reclamações?

            Devemos confiar em todas as SADD, na maioria ou só em algumas?

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        1. Está a fazer a pergunta a quem?

          Eu não avalio colegas.

          Nunca fui avaliador externo, porque me recusei.

          Interno, acho que chegou uma vez. Atendendo às méticas que me foram fornecidas, foi com base na observação directa ao longo dos anos.

          Parece que é um método incómodo.

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          1. Concordo com todas as frases do Paulo!

            E sobre alguns desaparecimentos “misteriosos” de documentos que a SADD ou mais tarde, são precisos?

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          2. Mas a observação direta também pouco resolve, ou nada, porque é na sadd que se fazem os cozinhados de acordo com a filosofia, ou ausência dela, do senhor Diretor.
            Desde que introduziram isto a que chamam avaliação me pareceu uma brincadeira de cachopos de muito mau gosto. Uma classe profissional unida e com alguma consciência profissional já tinha banido aquela cahopada toda e acabado com a brincadeira de mau gosto.

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    2. Não fosse o interesse de satisfazer as clientelas que à custa do OE enriquecem ilicitamente, isto resolvia-se de forma simples: eliminar as vagas para acesso a escalões, aceitava-se manter as quotas para mérito (satisfazendo vaidades e gerindo o acesso ao topo ao longo do tempo), colocar cada docente no escalão correspondente ao seu tempo de serviço (e os que estão no topo contabilizando como tempo para a aposentação sem penalização).

      E ainda há as condições de trabalho que tanta reclamação e frustração individual gerou, e que ficaram esquecidas na negociação.

      Tudo o que seja diferente disto é um engodo e um mecanismo para “dividir para reinar”.

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