Se Um Dia Desfiarem O Novelo Para Outras Paragens…

O problema é que quem passou por certas situações e é cá do torrão, muitas vezes deitou as coisas para trás das costas e lá seguiu na sua carreirazinha sem levantar ondas. Ou até uma bela carreira e tudo passou à conta de rituais de iniciação.

O que agora se chama “extrativismo” foi (ainda é, talvez em menor escala) prática corrente e há por aí muita sumidade que sabe que colaborou com isso, caso contrário… e nem vamos falar de outras coisas, porque depois dizem que é mentira e “má língua”.

Sete integrantes do coletivo, formado por 14 mulheres ao todo, aceitaram participar da entrevista exclusiva com a Agência Pública: Carla Paiva, Eva García Chueca, Gabriela Rocha, Aline Mendonça, Mariana Cabello, Élida Lauris e Sara Araújo. Os seus relatos envolvem denúncias de assédio sexual e moral, abuso de poder, violência verbal e extrativismo intelectual – ou seja, uso do trabalho das pesquisadoras sem reconhecimento de autoria nem remuneração. Os casos relatados teriam ocorrido quando elas estudavam ou trabalhavam no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, que foi dirigido pelo professor e sociólogo de renome internacional por muitos anos.

Os relatos descrevem também um ambiente tóxico, de medo e silenciamento dentro do CES. As pesquisadoras dizem que os comportamentos impróprios do professor eram normalizados e até abafados dentro do centro académico.

6 opiniões sobre “Se Um Dia Desfiarem O Novelo Para Outras Paragens…

  1. O problema é que o guru é de Esquerda e uma figura destas não se enquadra no guião.

    Quando eu e os meus colegas fizemos a monografia de final de curso (no meu caso, foi sobre José Gomes Ferreira), também a vimos usada pelo orientador mais tarde.

    A melhor aluna do meu ano sofreu várias tentativas, por parte do orientador do mestrado, no sentido de a levar para a cama. Como ela sempre foi uma mulher reta, resistiu em todas as ocasiões. Mas não foi fácil.

    Um grande nome da área dos estudos literários portugueses tentou junto das minhas colegas o mesmo, mas levou nega de todas.

    Estes comportamentos têm décadas e são mais que muitos.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.