Sobre a ILC

O Luís Braga explica em maior detalhe a situação, que eu resumo da seguinte forma:

  • Após a admissão da ILC os serviços do Parlamento pediram ao Instituto dos Registos e Notariado que verificasse as assinaturas através de uma amostra. De acordo com a amostra analisada, verificou-se que várias pessoas assinaram com o nome incompleto, formatos errados do número de eleitor ou do cartão de cidadão e outros detalhes desse tipo.
  • Perante isso, e com a consciência de que a plataforma do Parlamento tem imensas falhas, foi dado um novo prazo de 90 dias para recolher um número de assinaturas  que substituam as que se consideram inválidas. Embora ainda em discussão, por extrapolação da amostra, serão um pouco mais de 3500. Infelizmente, não se pode proceder a um “aperfeiçoamento” das assinaturas com falhas, sendo necessárias novas assinaturas.
  • O espaço para as assinaturas digitais continua aqui, pedindo-se com alguma veemência que sejam feitas com rigor. Haverá também a possibilidade de recolha em papel por quem o quiser fazer, estando os elementos no post acima referido do ComRegras. Pretende-se ter esta fase concluída até final de Setembro.
  • Sim, isto é uma treta, mas nada que não se resolva.

ILC final

 

39 thoughts on “Sobre a ILC

  1. E quem não assinou correctamente é avisado, por email, que a sua assinatura não foi considerada válida? Ou cada um de nós tem que adivinhar “fui eu?”, para complicar a coisa?

    1. O cálculo dos “erros” foi por amostra.
      Não temos uma lista das assinaturas invalidadas.
      O valor é uma extrapolação da amostra.
      O que verificámos, por exemplo, foi que algumas pessoas colocaram o nº de cidadão no sítio errado, chegando um punhado a coloca-lo em vez do nome.
      Acontece… ou não…

  2. Desculpem mas isto nao pode acontecer. Para mim são mentiras dos serviços ou dogoverno que os controla.
    O numero de eleitor quando inserido é confrontado na base de dados com o numero do CC e com o nome.
    Caso não haja correspondência o registo é inválido.

    Nao percebo esta explicação.

      1. Paulo – penso que é importante que vocês digam de forma clara o que é necessário fazer. No meu caso – por exemplo – e depois de ver esta publicação – entrei no sistema e só se lia ” remover assinatura”. De repente- fiquei sem perceber se tinha que a remover e voltar a preencher – ou se estava tudo em ordem. Penso que seria importante uma clarificação. (Ou sou eu que lido mal com estas coisas informáticas – não sei.)

  3. Acedi á minha conta e a única possibilidade que vejo é “remoção de assinatura”, ISsO quer dizer o quê? Que a minha assinatura esta valida?

    Bem com osmprazos do orçamento o governo e partidos já arranjaram uma maneira de ilc não ter efeito.

      1. Isso significa que são necessárias cerca de 4000 novas assinaturas, correspondentes a pessoas que não tenham ainda assinado?

    1. Pretor,
      Igual comigo,mas essa informação julgo ter aparecido logo no próprio dia ,após validação dos dados.
      Verifiquei hoje e continua igual. Os serviços da AR deviam sim informar que estava tudo bem ( julgo tb ter recebido essa informação) e alertar quem deveria corrigir. Não será necessário “duplicar ” agora para não surgirem novos erros …eu sei lá… até podem considerar má fé e eliminar assinaturas.
      Estão a fazer tudo para…tornar este processo complicado…logo no início ,a plataforma tinha dias / horas ! Só apetece assinar à mão em papel.

  4. É caso para dizer:

    Karamba!…Não sabem assinar!…Será que entendi bem!….

    Karamba!…Fujam……esta malta nem o nome consegue assinar.

    Não seria melhor os promotores pedirem para colocar a impressão digital?

    Querem o quê?… Promoções?… O Ministério devia era fornecer formação gratuita em iniciação ás ferramentas digitais….

    Desculpem qualquer coisinha. Karamba!…

    1. Tenha calma. É treta, aliás bastaria o número de eleitor para terem acesso ao nome todo mais morada e contribuinte entre outras coisas… E não é necessário ser professor para poder assinar a iniciativa.

    2. Professor Karamba,
      Já vi muita “gentinha” fazer tristes figuras de … mas como a tua … acho difícil conseguir superar ou igualar .
      É que não tens gracinha mesmo ! Triste !!!!

  5. Quando tentei submeter os dados dos meus pais, deparei-me com um problema: a minha mãe tem Bilhete de Identidade com validade vitalicia e o sistema obriga a inserir uma data concreta. Seria mais uma assinatura, que não chegou a ser. Mas isso quer dizer que esta ou qualquer outra ILC lhe está vedada. Cumps.

  6. Basicamente isto parece muito mais um estratagema para assassinar a iniciativa na secretaria, sem testemunhas. Dão um prazo de 90 dias, que se conclui em fim de novembro, para a discussão ser já em 2019 e, por ser impossível contrariar o Orçamento de Estado, a “ex-futura-lei” ser considerada abortada. Os erros processuais servem para isso mesmo. Assim ninguém fica esturricado.

  7. Era de prever. De facto ou “papel” ou podem esquecer. Não estamos suficientemente actualizados para fazer estas coisas deste modo. De qualquer forma, com ou sem assinaturas, a medida será perfeitamente inofensivL Louvo os intervenientes por uma única razão: é preciso uma dose de ânimo invejável para ainda conseguir acreditar e não ceder ao cinismo.

      1. Eu não queria estar a entrar em detalhes, até porque acho que não têm outra alternativa senão jogar até ao fim. Noblesse oblige. No entanto, se os promotores não têm maneira de controlar o que está na base de dados durante o processo, a iniciativa torna-se improdutiva. Quanto ao controle por amostragem é para rir. E isto independentemente de haver ou não legislação que regule estes processos. Da maneira como o problema está posto qualquer criança pode ir à plataforma e inviabilizar uma iniciativa.

  8. Desculpem lá mas que notícia é esta, que apareceu hoje, dizendo que os professores com mais de 60 anos vão deixar de dar aulas como forma de compensar o 429?

    1. É estranho, muito estranho! Há incorreções em 3555 assinaturas. E numa amostra de quanto? De 20%? Da totalidade das assinaturas? Parece mais coisa da América do Sul…

    2. É isso que digo desde o inicio. A base de dados confronta os vários campos do registo e valida ou invalida automaticamente.
      Como é que podem existir assinaturas erradas se o sistema não as deixa inserir de forma errada?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.