29 opiniões sobre “O Elefante Na Sala

    1. A PACC não foi concebida para “expulsar os mais jovens da profissão” . A PACC foi pensada para “escolher” ou “acolher” os mais capazes. E , principalmente, para impedir que os incapazes tivessem acesso à profissão.

      Lembrem-se dos resultados miseráveis de muitas dessas provas que acabaram por se realizar ; tenha-se em conta a sofrível formação com que muitos candidatos sairam e saem de determinadas instituições de ensino dito superior ( com altas notas) . E olhem que não são oriundos, apenas, de algumas “privadas” …).

      Como diria aquele treinador da bola, “vocês sabem do que estou a falar”.

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      1. Não, Maria: se tivesse como objetivo aquilo que diz, a PACC teria sido extendida a todos – inclusivamente aos do quadro, tendencialmente mais velhos – e não teria vindo acompanhada do convite à emigração dos professores contratados sem colocação proferido por PPC. E em relação aos resultados, acaso você sabe que muitos dos examinandos usaram os itens de resposta extensa como espaço de contestação e que, obviamente, isso teve implicações nos resultados? Pressuponho, portanto, que a “maria” tenha estado envolvida ou na classificação, ou na vigilância da PACC, para conhecer tão bem os “resultados miseráveis de muitas dessas provas que acabaram por se realizar”

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    2. A coisa acabou por se tornar um ardil com contornos economicistas. Por outro lado, houve uma altura em que chegavam à profissão caramelos que não conseguiam produzir um texto escrito minimamente inteligível.
      Estranhamente, isto ocorria numa altura em que muito se dizia que o Português era uma disciplina transversal a todas as disciplinas. Nestes casos, o Português seria, quanto muito, ‘estransverçal a todas as desceplinas…’

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  1. Claro que um exame de selecção não “resolve” tudo. Mas também a seriação ser feita – apenas – com base nas classificações dos cursos, ou dos “cursos ” … meu Deus,que falácia ,que injustiça!

    Um exemplo, entre muitos : na Educação Especial, as classificações nos chamados “cursos de especialização” que ultimamente algumas “instituições” vendem são elevadíssimas – abundam (sim, abundam) os 20 `s. Depois, quem se “lixa” é quem procura uma escola que prima por um mínimo de seriedade.

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    1. Caro Magalhães

      Pergunta “por que serão ” tamanhas as diferenças nas notas. Nada que não saiba:

      a) A muitos alunos interessa u-ni-ca-men -te a nota para ficarem “à frente ” no concurso. Óbvio.

      b) Algumas “instituições” garantem altíssimas classificações – para atrair clientela. Também óbvio.

      Combinação perfeita, não ? Misturem-se as duas alineas, agite-se, tempere-se com a irresponsabilidade de quem assobia para o lado, e sirva-se.

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      1. Em bom rigor, nenhuma das versões será correcta – teríamos que escrever por extenso.
        Esforce-se por compreender que foi “uma maneira de dizer”. “Informalidades” a que, conscientemente, muitas vezes se recorre nos blogues.

        Em todo o caso, agradeço o seu imenso cuidado e saber.

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  2. Paulo, estiveste globalmente bem no debate.
    Por outro lado, ficou muito claro que tinhas umas ‘contitas’ a acertar com o homem. Partilho de alguns desses ‘acertos de contas’ a fazer.
    No entanto, também era bom que se analisasse com maior profundidade a situação deste início de ano escolar. Dever-se-ia discutir com mais cuidado o que fazer aos colegas ‘de risco’ que não seja empurrá-los para atestados, declarações e greves do ‘Stop’. O tempo revelou-se insuficiente para o que era necessário discutir.

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    1. Tem toda a razão! Nem uma palavra sobre os docentes de risco. Sempre quero ver quem é o médico que me vai passar um atestado a dizer que estou doente de…..asma! Ninguém! Estou lixada!

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      1. Maria, há uma colega que conheço que tem asma e conseguiu uma declaração médica a atestar a sua situação. Penso que a colega também conseguirá um ‘papelinho’ desses…
        O problema é que a curto prazo, uma coisa destas implica desvalorização salarial e uma junta médica…

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    2. Não tive a oportunidade de desenvolver o tema do tele-trabalho, embora o tenha referido. Foi de passagem, mas achei que era mais importante retirar a “centralidade” do sucesso do regresso às aulas aos professores. Porque se algo correr mal não faltará quem diga logo que a culpa é nossa e em especial desses colegas.

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      1. Raposo Tavares,

        Não tenho mesmo quaisquer “contas” a ajustar como o NC, excepto as que resultem da “desconformidade” entre o que ouvi dizer ou li e e muito do que depois fez.
        Só houve, nestes anos de “aparições” uma criatura que me despertou mesmo a vontade de lhe cortar as orelhas e o rabo e foi aquele vazio que dá pelo nome de Couto dos Santos.

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      2. Sim, eu percebi isso.
        Quanto ao que dizes agora, penso que tens toda a razão.
        Não consigo perceber estas agendas jornalísticas em que se pode falar de um erro de arbitragem durante 10 dias e se guardam 10 minutos para falar de coisas importantes…

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  3. O que disse no Expresso o meio irmão do primeiro ministro:

    “Há um outro fator determinante, os professores. O Governo devia ter promovido a reforma antecipada de quem integra grupos de risco e contratado mais docentes para assegurar redundâncias e desdobramentos. Não o fez. Os professores terão um papel que, no limite, se compara ao que tiveram os médicos e enfermeiros: manter um sistema universal a funcionar para não dar cabo de uma geração.”

    Expresso

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  4. Tanto que ficou por dizer….Em vez de querer-se falar-se de tudo, mais vale “repisar” o que interessa que passe- turmas de 28 alunos, intervalos de 5 minutos, 7 tempos inenarráveis atribuídos a matemática ou português, que enchem os horários dos alunos e que vai dar a algo previsível – saturação.

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  5. Não tive oportunidade de ver esta entrevista/debate na RTP3 e gostaria de ver.
    Já procurei na net e não descortinei maneira de aceder.
    Alguém me poderia indicar um link que me pudesse lá levar?

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