Afeganistão

Parece o país mais ingovernável e inconquistável dos tempos modernos, a menos que seja por talibãs. Depois do fracasso russo e americano, tenho curiosidade em ver como seria se fosse a China a tentar tomar conta daquilo. Eu sei, não precisam dizer-me que não faz sentido. Mas lá que gostaria de ver a eficácia chinesa naquele território, gostava. O quê? Faziam estradas e pontes que colapsavam em seis meses quando as tropas dos barbudos fossem a passar?

Agora mais a sério: o que se está a passar é um monumento trágico à inconsciência militar dos tempos do Bush e a demonstração de que, afinal, aquela guerra tecnológica e “inteligente” é um mito.

6 opiniões sobre “Afeganistão

  1. Quiçá uma equipa liderada pelo SE COSTA e pelo pai ascensão e o famigerado deputado silvaconseguissem “domar” os “estudantes de teologia”…

    Gostar

  2. Estou confusa. Seria bom que os historiadores nos ajudassem a perceber aquela confusão.Nem um tiro em Cabul, só na confusão do aeroporto…. e disso nem é bom falar ou escrever , o que vimos na tv chega. O Rogeiro sabe sempre tudo… mas eu gostaria de compreender mesmo. Não estou a dizer que o colega Guinote me tenha de esclarecer, obviamente, mas se souber de link que me ajude agradecia, já tentei desligar, mas não consigo , pois penso nas mulheres que não querem sharia , qual o futuro que têm naquele país?

    Gostar

  3. Na tv até apareceu um a dizer que a maioria do povo quer os talibãs.

    São as meninas afegãs que anseiam pelo casamento com guerreiros libertadores talibãs. Penso que são 4 a 5 meninas por guerreiro libertador.

    Revolta e nojo!

    Liked by 1 person

  4. Há quinze dias a Clara Ferreira Alves, na crónica do Expresso abordou o tema. Mencionou a luta pelo controlo das rotas do ópio e a existência de três ou quatro grupos étnicos no país, que se odeiam mutuamente. Um deles são os pashtuns, os outros não me lembro… Ela referiu um grupo étnico que é especialmente odiado porque é formado por “pessoas mais inteligentes e mais empreendedoras”… Aí eu pensei, espera, os grupos étnicos não são todos iguais?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.