Birras de Gente Por Crescer

A lavagem de roupa suja é deprimente, de parte a parte. Eu gostava de ter gente adulta a tratar destes problemas.

Mário Nogueira criticou Marcelo Rebelo de Sousa por a última coisa que lhe ouviu dizer em Portalegre, na véspera do 10 de Junho, “foi que 9.4.2. para número de telefone ainda faltavam alguns dígitos”, numa referência aos nove anos, quatro meses e dois dias (9.4.2) de tempo de serviço congelado que os sindicatos reclamam de contagem para a sua carreira.

“Este Presidente não é Presidente de todos os portugueses. É uma vergonha o que ele disse sobre os professores e que isso fique registado”, salientou o sindicalista no final do congresso da Fenprof.

“É uma coisa que eu nem sequer percebi. Há coisas que são incompreensíveis na vida”, afirmou o Chefe do Estado em resposta às declarações de Mário Nogueira.

Neste domingo, Marcelo deu a sua versão aos factos em declarações aos jornalistas, antes de visitar, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, o soldado português ferido, na quinta-feira, num acidente de viação na República Centro-Africana.

O que Mário Nogueira disse que se passou a 9 de junho é “uma história muito mal contada, como diz o povo, mal-amanhada”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ter falado com dirigentes sindicais antes de uma inauguração, em Portalegre, um “encontro cordial”, que “acabou com uma selfie tirada por uma sindicalista” e em que lhe foi perguntado “se não esquece quais sãos os anos, os meses e os dias” de contagem da carreira dos professores.

Ao que respondeu que sim, relatou, e que disse compreender que “a luta continua” por parte dos professores, na próxima legislatura, por esta reivindicação.

Uma hora depois, finda a inauguração, acenaram-lhe de longe e os mesmos dirigentes perguntaram se não esquecia os números, ao que respondeu que não: “Mais complicado é esquecer números de telefone, e eu lembro-me”, disse na altura.

Eu sei que pelo menos um dos intervenientes tem pouco apego pela verdade quando está em causa táctica política. Do outro, em matéria de rigor, lembro-me de uma célebre vichyssoise.

Balde de água fria

Simulações

A quem se aplica (claro que não é quem está no 10º escalão):

  • Progrediu até 31 de Dezembro de 2018 (incluindo 2010, 2009…): tem vantagem em fasear.
  • Progrediu de 1 de Janeiro de 2019 em diante: não tem interesse em fasear.

Fim de conversa, porque os casos periféricos e muito específicos são isso mesmo. A regra é aquela e não precisam de perder horas da vida a matar a cabeça. Claro que há que ter em conta a formação feita, as avaliações, mas quanto ao “faseamento” em si, por favor, não compliquem coisas simples.

Beavis and Butthead

2ª Feira

Após uma derrota clara, há várias maneiras de lidar com as suas consequências, desde negá-la ou dizer que se perdeu agora, mas se ganhará num futuro radioso (ou nos Céus 🙂 ) até à dispersão de tentativas para encontrar um caminho alternativo de “luta”, o mais depressa possível, para continuar a dar uma aparência de movimento e assim mitigar a tal sensação de perda e o desânimo consequente. Observo e leio diversas “estratégias”, a maior parte delas repetidas de outros momentos parecidos, e quase nenhuma tem a mínima hipótese de mobilizar mais do que minorias de activismo de consumo rápido. Entendo a urgência de dizer que não existiu rendição, mas seria melhor fazer uma pausa e analisar as condições que levaram a que as coisas se tivessem passado como passaram. Sem duas coisas: sem os “líderes” culparem as “massas” a a “classe docente que temos”, porque se assim é, talvez fosse mais indicado irem liderar os mineiros da Inglaterra nos anos 80; e, já agora, sem arranjarem explicações retroactivas que desculpabilizam sempre os mesmos ou os que têm o cartão ou camisola certa.

Por fim, estou cansado de vendedores de ilusões ou de gente que acha que tem a passada maior do que a perna. Cada um@ de nós deve ter a noção do que é capaz, ou não, de fazer ou de estar disposto a sacrificar, não esperando sempre que sejam os outros a tratar do problema e depois logo se vê. Este não é um problema da classe docente, é da natureza humana.

keepcalm