Domingo

Discurso previsível de Rui Rio na parte relativa à Educação. Percebe-se que não é a sua especialidade e nem sequer se preocupa em informar-se muito sobre o assunto (basta lembrar que em 2019 destacava o excesso de professores), pelo que fica limitado a uns quantos talking points, numa espécie de reflexo do ministro Tiago. No PSD, em matéria de Educação são mais os interesses dos que os interessados na pasta, mesmo se Justino gostaria de lá voltar se acumulasse com qualquer coisa mais “senatorial”. Voltar ao ME quase 20 anos depois, não é promoção, mesmo se é tentação. Crato voa outros voos e apesar de umas ligações menos públicas aos laranjinhas, Castilho teria de fazer a quadratura do círculo entre o que tem escrito e o “rigor orçamental” defendido por Rio. Pelo que, mesmo que ganhasse as eleições, o PSD só se distinguiria do actual PS em matéria de Educação nuns pózinhos da avaliação dos alunos e em alguns reajustamentos curriculares. Até porque Rio criticou os ministros que entram para destruir a obra dos anteriores. Quanto à carreira docente e gestão escolar não haverá qualquer mudança e a “selecção dos melhores professores” pode fazer antever o pior que já tivemos nessa matéria. Nada de novo “ao centro” ou centro-direita, conforme o posicionamento flexível do PSD por estes dias, sempre à espera que o PS precise deles para o essencial da governação (não só na Educação), como nos últimos anos.

17 opiniões sobre “Domingo

  1. Mesmo isso, Paulo. Muito triste para quem se preocupa realmente com a Educação.
    Aos políticos só interessa o poder, e dar uma boa Educação no ensino público é dar conhecimento e capacidade para de pensar por si próprio.
    Para os políticos isto é perder poder.
    Excepto nos regimes totalitários onde a Educação serve o país mas o pensamento próprio é coarctado.

    Gostar

  2. Gostei desta frase do Rio:
    “…Reduziram o número de alunos por turma, mas de forma tão atabalhoada, que agora se debatem com a falta de professores em alguns grupos de docência”.

    Conclui-se que o Rio acha que as turmas deveriam ter mais alunos!!

    Boa…

    Gostar

  3. Não há em quem votar. A geringonça, leia – se, PC e Bloco, porque do PS nunca veio nada de bom, não fez nada pela escola pública, pelo contrário. O PAN só está interessado em quadrúpedes, o CDS vai desaparecer. Os outros? Não há ou não prestam.

    Gostar

    1. Se o Bloco e o PCP não conseguiram nada (sendo que duvido que o PCP verdadeiramente se preocupe com os professores – burgueses – sem ser para os colocar a servir de carne para canhão nas greves, quando eram o suporte parlamentar do governo, quando o conseguirão?

      Liked by 1 person

      1. Ao PCP interessa ter diretores filiados no partido. No concelho de Santiago do Cacém, por exemplo, em dois agrupamentos perfilam-se duas eminentes comunistas da câmara e da assembleia para serem eleitas.

        Gostar

  4. Angustiante a pobreza de espírito na classe política!
    No Rio irrita mesmo é ver a sua total ignorância em relação a educação com gala, roncos e até porque já teve tempo para se informar mas não o fez…está mais interessado no colaboricionismo para apanhar os restos de banquete que o PS lhe poderá eventualmente ceder (e desse já sabemos a mediocridade ariana reinante).
    Beco sem saída.

    Gostar

  5. Já há muito que deixei de votar em propostas para o futuro! O meu voto é uma avaliação do passado. O meu voto não é de esperança, é de julgamento.. e isso já me dá algum “trabalho” (afinal há vários passado, embora tenda a classificar o mais recente).

    Gostar

  6. Professores, venha quem vier, o diabo que escolha. A solução é mesmo só uma …. fugir! Reformar, mudar de profissão, tudo serve.

    O Rio foi quem, à última hora, deu o dito por não dito e tirou o tapete a Margarida Mano, que era quem estava a negociar com o PCP e o BE a justa recuperação do tempo de serviço roubado. Depois, veio o ultimato Costa.

    Já se esqueceram?!

    Gostar

    1. Ora diga lá, excluídos os péssimos, os torcionários e os companheiros deles, os que se estão nas tintas para a educação e os papagaios, sobra quem?

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.