Pelo Educare

Umas bengaladas no voluntarismo do ministro Tiago, que nada fez para democratizar o funcionamento das escolas, antes pelo contrário.

A Escola da Abstenção

É muito mais importante dar o exemplo, dentro e fora da Escola, que a Democracia vale a pena, que o modelo democrático é essencialmente o mais justo para os cidadãos e que a tal “Cidadania” deve ter tradução prática numa intervenção cívica permanente, não apenas nas grandes causas com certificação superior (“defender o Planeta”), mas também em micro-causas que reforçam a confiança de proximidade no regime democrático.

pg contradit

Eu Sou Flexível…

… e já admito – quase espero – que acabem com as provas finais de 9º ano. Se em troca acabarem com as conversas da treta sobre as “combinações” ganhadoras ou perdedoras nas reuniões do 3º período. A mim aflige um bocado, em especial quando se fez um percurso de três anos com um aluno, que seja tudo decidido no photo-finish, com base em conversas bacocas e alguns ensimesmamentos de quem fez formação do 54 para totós. Ainda bem que não tenho 9ºs este ano ou ainda andariam a bater com um pau na lama a ver se estava a falar de alguém em concreto e não da névoa imensa que cobre as reuniões de avaliação por estes dias, pela generalidade do país.

Acabem com o raio das provas finais e com as retenções. Passa tudo e pronto. Tenham-nos no sítio e assumam-se em vez de massacrarem a malta que não é surda e tem vida com tanta vacuidade pomposa e verborreica. A sério… acho que se ganham importantes horas de vida (dias mesmo se formos acumulando), se for passagem automática e fecho-éclair na boca das boas intenções, até porque assim não existiria Inferno para encher.

Bigorna

 

A Máquina Em Movimento

Ia escrever um título mais ácido envolvendo metáforas sexuais e vaselina, mas consegui conter-me.

Sem nunca falar em concreto do PSD, do CDS ou do PCP, o líder do PAN, André Silva, criticou nesta quinta-feira as três forças que considera serem as “mais conservadoras e menos progressistas” do Parlamento e que têm estado “de costas voltadas” para as pessoas. Já o PAN, frisou, tem uma “mundivisão diferente dos partidos tradicionais” que continuam a fazer política de uma forma que “atrai cada vez menos pessoas”.

Vaselina

(o autor do blogue esclarece que não recebeu qualquer subsídio à publicação por parte da marca apresentada, ao contrário de outras coisas que andam por aí…)

6ª Feira

Não me espanta encontrar Constâncio envolvido nos negócios de Berardo, dando o aval aos seus créditos. Constâncio é daquelas criaturas que ao longo das décadas sempre me despertou uma rejeição imediata, não por ter uma personalidade forte, mas antes por parecer a inutilidade mais útil a um regime que quer dar a aparência de qualquer coisa “técnica”, mas apenas precisa de um porteiro que deixe entrar e sair os convidados certos. Na escala dos barrosos, fica a meio da tabela (5/10), enquanto o original ficará um pouco mais acima (7/10) e um arnaut pelo meio (6/10). No dia em que consiga internacionalizar-se, um mexia é tipo para os ultrapassar, o que foi quase conseguido pelo zeinal.

Voltando ao Constâncio, que oportunamente se esquece de tudo o que de relevante poderia divulgar publicamente ou no Parlamento, é o exemplo mal acabado de alguém a quem produziram uma aura de “independência” e “rigor” para que possa ser colocado como adequado pau-mandado, sem espinha ou personalidade que o capacitem para dizer não os verdadeiros poderosos. A quem se manda lá para fora quando começa a notar-se que algo cheira mal, para posição adequada a que se mantenha calado.P or razões de decoro, abstenho-me de dizer o que aquela cara de […] me faz lembrar, com aquele ar de quem ou nunca fez o que gostaria mesmo por falta de coragem ou fez e correu mal e então ficou assim, como se estivesse sempre a cheirar gases próprios e alheios.

Um regime que promove constâncios degrada-se e descredibiliza-se a si mesmo. Com cravinho e carrilho fez o triplo C de cromos que a República Socrática recompensou com prateleiras externas douradas de forma duvidosa pelos seus serviços ou para evitar incómodos. E todos aceitaram. Constâncio foi por certo o que nos custou mais caro. Como em breve se perceberá que o duplo CC que lhe sucedeu nos anda a custar. E que, a menos que a idade o impeça, também acabará “promovido” para longe da choldra para se calar.

Constancio