… para que a coisa pareça que funciona.
De: DGAE <dgae@dgae.mec.pt>
Date: quarta, 8/01/2020 à(s) **.**
Subject: Bolsa de Avaliadores Externos – disponibilização da aplicação
To:Exmo(a). Sr(a). Diretor(a) de Agrupamento de Escolas/Escolas não Agrupadas
O Despacho n.º 24/2012, de 26 de outubro, regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos, com vista à avaliação externa da dimensão científica e pedagógica prevista no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Com o objetivo de otimizar e agilizar o processo de seleção/atualização/distribuição dos avaliadores externos, assim como os pedidos de escusa efetuados pelos docentes, a Direção-Geral da Administração Escolar disponibiliza no SIGRHE, a partir do dia 7 de janeiro, a aplicação eletrónica “Bolsa de Avaliadores Externos”.
Para esse efeito solicita-se aos senhores diretores de AE/ENA a validação, até ao dia 31 de janeiro de 2020, dos dados dos docentes que reúnem cumulativamente os requisitos previstos no n.º 2 do artigo 2.º do citado despacho para que estes possam efetuar os pedidos de escusa, a partir do dia 03.02.2019.
Os senhores diretores dos centros de formação passam a ter a bolsa de avaliadores externos atualizada a partir da data em que termina a validação dos dados dos docentes pelos AE/ENA (31.01.2020).
Os procedimentos inerentes encontram-se explicitados no Manual do Utilizador (em anexo a este email).
Com os melhores cumprimentos,
A Diretora-Geral da Administração Escolar
Susana Castanheira Lopes
Na aplicação, a interpretação de “experiência em supervisão pedagógica” – que surge como exigência no despacho normativo 24/2012 de 26 de outubro, artigo 5º, alínea e) – passa a ser feita da forma mais extensiva possível, incluindo ter-se sido delegado de grupo há umas décadas ou representante de disciplina no “novo” regime.
Como custa a ler, eu vou tentar ampliar as “instruções”:
E agora o pedido de escusa também tem de ser formatado à medida da aplicação, conforme o Manual de Utilização da plataforma SIGRHE. Mas como nos dão a inesperada liberdade de 5000 caracteres (!!!), podemos fazer um ensaio fundamentado sobre a treta disto tudo e a nossa incapacidade intrínseca para a “operacionalizar”, mesmo se o indeferimento parece ser a resposta automática. A menos que…
(eu sei que está pequenino, mas são 5000…)
Que bom !
Que satisfação !
Que alegria !
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Republicou isto em Primeiro Ciclo.
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Muito bom … há malta que está no 2º escalão e que é Delegado de Grupo e Representantes que estão nos últimos, à beira da reforma. Apenas este comentário porque habilitações é o que se sabe, depende muito. Experiência, também. Ética, é a maravilha pérola. Depois, tudo sempre muito bem sob a alçada do Director. Sabes, Paulo, estou-me nas tintas para a avaliação. Dou o meu melhor, faço as formações e tento apanhar a menor seca possível (felizmente tenho tido sorte nos últimos meses). De resto, preciso de uma nota, idealmente, que não terei certamente e não por falta de mérito, doa a quem doer. Divirtam-se … sejam felizes. Bjos e bom fim de semana!
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Bom, já me observaram 200 minutos, pelo que parece estar certificada a minha excelência profissional.
Só falta convocarem-me para avaliador.
Em suma, tudo isto é uma treta, um faz de conta, sem qualquer rigor ou o que quer que seja?
E o que dizer dos bastardos que, não precisando delas para nada, exigem as menções de MB ou Exc, que poderiam ser atribuídas a quem necessita mesmo, para não ver a carreira eternamente engarrafada? Bastardos é pouco.
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Ui… malta que já passou há muito os gargalos devido à sorte de terem nascido um ou dois anos antes e sentem prazer em pressionar para manter os outros parados na carreira.
Um nojo.
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Gostava de saber qual a argumentação eficaz para ver o meu pedido de escusa, aceite. Já que nem razões de saúde são aceites.
Tirem me deste filme, 5 turmas, quase 150 alunos, 3 níveis fora mais e cargos ainda apanho com este frete.
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Sem adiantar muito… penso que no CPA há margem de manobra para alegar certas incompatibilidades. Para além de que a um indeferimento deve seguir-se um recurso da decisão.
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Sou representante de disciplina, tenho oito turmas, 10 conselhos de turma, 175 alunos, duas disciplinas, cinco níveis, duas escolas, aulas de apoio,… Trabalho há 30 anos… Lamúrias para quê??
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Maria,
Mas ganhas bem ! 🧐🧐🧐
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