Na ADD, Vale Tudo…

… para que a coisa pareça que funciona.

De: DGAE <dgae@dgae.mec.pt>
Date: quarta, 8/01/2020 à(s) **.**
Subject: Bolsa de Avaliadores Externos – disponibilização da aplicação
To:

Exmo(a). Sr(a). Diretor(a) de Agrupamento de Escolas/Escolas não Agrupadas

O Despacho n.º 24/2012, de 26 de outubro, regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos, com vista à avaliação externa da dimensão científica e pedagógica prevista no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.

Com o objetivo de otimizar e agilizar o processo de seleção/atualização/distribuição dos avaliadores externos, assim como os pedidos de escusa efetuados pelos docentes, a Direção-Geral da Administração Escolar disponibiliza no SIGRHE, a partir do dia 7 de janeiro, a aplicação eletrónica “Bolsa de Avaliadores Externos”.

Para esse efeito solicita-se aos senhores  diretores de AE/ENA a validação, até ao dia 31 de janeiro de 2020,  dos dados dos docentes que reúnem cumulativamente os requisitos previstos no n.º 2 do artigo 2.º do citado despacho para que estes possam efetuar os pedidos de escusa, a partir do dia 03.02.2019.

Os senhores diretores dos centros de formação passam a ter a bolsa de avaliadores externos atualizada a partir da data em que termina a validação dos dados dos docentes pelos AE/ENA (31.01.2020).

Os procedimentos inerentes encontram-se explicitados no Manual do Utilizador (em anexo a este email).

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora-Geral da Administração Escolar

Susana Castanheira Lopes

Na aplicação, a interpretação de “experiência em supervisão pedagógica” – que surge como exigência no despacho normativo 24/2012 de 26 de outubro, artigo 5º, alínea e) – passa a ser feita da forma mais extensiva possível, incluindo ter-se sido delegado de grupo há umas décadas ou representante de disciplina no “novo” regime.

add-avaliadores-2020b.png

Como custa a ler, eu vou tentar ampliar as “instruções”:

ADD Avaliadores 2020c

E agora o pedido de escusa também tem de ser formatado à medida da aplicação, conforme o Manual de Utilização da plataforma SIGRHE. Mas como nos dão a inesperada liberdade de 5000 caracteres (!!!), podemos fazer um ensaio fundamentado sobre a treta disto tudo e a nossa incapacidade intrínseca para a “operacionalizar”, mesmo se o indeferimento parece ser a resposta automática. A menos que…

add-escusa.png

(eu sei que está pequenino, mas são 5000…)

 

9 thoughts on “Na ADD, Vale Tudo…

  1. Muito bom … há malta que está no 2º escalão e que é Delegado de Grupo e Representantes que estão nos últimos, à beira da reforma. Apenas este comentário porque habilitações é o que se sabe, depende muito. Experiência, também. Ética, é a maravilha pérola. Depois, tudo sempre muito bem sob a alçada do Director. Sabes, Paulo, estou-me nas tintas para a avaliação. Dou o meu melhor, faço as formações e tento apanhar a menor seca possível (felizmente tenho tido sorte nos últimos meses). De resto, preciso de uma nota, idealmente, que não terei certamente e não por falta de mérito, doa a quem doer. Divirtam-se … sejam felizes. Bjos e bom fim de semana!

    Gostar

  2. Bom, já me observaram 200 minutos, pelo que parece estar certificada a minha excelência profissional.

    Só falta convocarem-me para avaliador.

    Em suma, tudo isto é uma treta, um faz de conta, sem qualquer rigor ou o que quer que seja?

    E o que dizer dos bastardos que, não precisando delas para nada, exigem as menções de MB ou Exc, que poderiam ser atribuídas a quem necessita mesmo, para não ver a carreira eternamente engarrafada? Bastardos é pouco.

    Gostar

  3. Gostava de saber qual a argumentação eficaz para ver o meu pedido de escusa, aceite. Já que nem razões de saúde são aceites.
    Tirem me deste filme, 5 turmas, quase 150 alunos, 3 níveis fora mais e cargos ainda apanho com este frete.

    Gostar

    1. Sou representante de disciplina, tenho oito turmas, 10 conselhos de turma, 175 alunos, duas disciplinas, cinco níveis, duas escolas, aulas de apoio,… Trabalho há 30 anos… Lamúrias para quê??

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.