Está Bem Pensado

Anuncia-se uma redução de 25% da sobretaxa sobre os salários e os “beneficiados” acabam a receber menos ou o mesmo, em muitos casos, do que antes, devido aos escalões do irs. Ou seja, anuncia-se que vai existir mais dinheiro no bolso do pessoal, mas a verdade é que o acréscimo vai todo para o fisco. Não está mal pensado, não senhor.

Banhadacobra

Phosga-se ao Cubo!

Ainda recebo pedidos para eliminar ou restringir o acesso a posts do Umbigo com anos de publicação. Uma coisa que realmente me chateou e chateia é o facto de existir quem goste de escrever o que bem entende, mas depois se acagace ao primeiro embate. Afinal, quem tem andado em polícia e tribunais a prestar declarações e com risco de acabar como arguido por causa do que outros escreveram em liberdade e de forma voluntária até sou eu e não ando a reescrever a História ou os meus escritos. Que porcaria de coragens estas, que acabam quase sempre à minha porta, depois de pressões para eu revelar identidades, mails e o etc. O Umbigo está fechado há mais de um ano, o meu pc da altura finou-se há semanas, não tenho as palavras-passe todas memorizadas e agora começa a ser tarde para arrependimentos. Aguentem-se, que é o que eu faço.

Haddock

Uma Velha Aspiração

Se é verdade que a designação de “Escola Pública” por vezes se presta a um certo estreitamento ideológico do conceito, não é menos verdade que a designação de “Serviço/Sistema Público/Nacional de Educação” é um velho desejo de todos aqueles que querem uma equiparação entre rede pública e privada em matéria de Educação, embora com regras e imposições diferentes para uns e outros (ver aqui e aqui, só para dar dois exemplos dos defensores do “conceito” de retirar dinheiro ao sistema público no seu sentido mais restrito e o desviar para outros destinos, sejam escolas privadas ou “famílias”).

O actual ME ao defender um “Sistema Nacional de Educação” e ao retirar a designação “Público” vem ao encontro dessa tendência de braços abertos. Como em outras ocasiões, já se percebeu que não é muito feliz e claro nas suas declarações mais específicas, por isso um tipo lê o que se segue e apenas pensa que o ponto central de um círculo é apenas isso, central, podendo ser ínfimo em relação ao todo. Mas eu sou “conservador” nos conceitos, posso não estar a entender o novo paradigma geométrico nacional.

“A escola pública é verdadeiramente o centro do nosso Serviço Nacional de Educação e com isso reforçamos a centralidade no Serviço Nacional de Educação”, rematou.

Pato-walks-o

Cada vez o “conflito” com a AEEP me parece mais encenado a gosto de todos os actores. Claro que dizem que sou pessimista, mas detesto ver o caixão à nossa espera e continuar a assobiar como se fosse uma banheira de espuma.

Brilhante e Inesperado

Após muitos dias, semanas, de estudo, investigação, descobriu-se que alguns elementos da clique cleptocrática que domina uma ilha onde existe uma offshore têm ligações a outras offshores. Em tempos académicos bolonheses isto equivale a um doc., pós-doc e mais além.

Ainda não percebi (será?) se estes baby steps são apenas campainhas semanais a avisar os peixes graúdos que é tempo de cobrirem o rasto e “mudar procedimentos” antes que descubram por aí outro motorista ou sobrinho com demasiadas milhas acumuladas na CopaAirlines.

Madeira