Um 79 “Bem” Aproveitado

Uma colega de um agrupamento entre o pipi e o pipp foi colocada nas suas horas de redução a ler actas diversas e a fazer uma variante de análise de conteúdo para preencher uma espécie de grelhas. Será apenas impressão minha ou existem órgãos de gestão (incluindo pedagógicos) a aproveitar a liberalização do consumo de certas e determinadas substâncias?

6 opiniões sobre “Um 79 “Bem” Aproveitado

  1. Há que justificar a papelada, desmesurada e nocivamente inútil, e ocupar os assalariados, para que não lhes ocorra dedicarem-se a inutilidades úteis!

    Não posso deixar de transcrever dois excertos retirados livro «A utilidade do inútil” de Nuccio Ordine:

    1. Carta de Leopardi a Pietro Giordani, escrita em 24 de julho de 1828 :

    «(…)considerando filosoficamente a inutilidade quase perfeita dos estudos realizados desde a época de Sólon para alcançar a perfeição dos estados civilizados e a felicidade dos povos, dá-me vontade de rir este furor de cálculos e de sofismas políticos e legislativos […] Daí resulta que o agradável me parece mais útil do que tudo o que é útil, e a literatura , realmente e indubitavelmente, mais útil do que todas essas disciplinas [a política e a estatística] tão enfadonhas.” (p.62)

    2. É sobre a “universidade-empresa” e os “alunos-clientes”, mas aplicável ao secundário:

    “Também os professores se transformaram cada vez mais em modestos burocratas ao serviço da gestão comercial das empresas universitárias. Passam-se os dias a preencher processos, a fazer cálculos, a produzir relatórios para estatísticas (por vezes inúteis) (…).” (p. 90)

    Afinal, por que razão corre tanta gente atrás do século XXI? É mesmo uma inutilidade, claramente, INútil!

    Gostar

  2. Ouvi hoje na TSF , o nosso ministro a falar ( tema -abertura do ano,falta de funcionários e professores ).
    O Tiago não parava … sempre a andar e sem tempo a perder . Discurso preparado sem permitir interrupções, nem para lhe poder ser formulada qualquer questão pelo responsável pelo programa,Manuel Acácio . Pilhas novas … Duracell.

    Gostar

  3. pelo menos não colocaram o 79 na componente não letiva com ‘apoio educativo’ a grupo de alunos (ou coadjuvando turmas…), uma forma encapotada de contornar o 79…

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.