Há Quem Não Tenha Razões Para Se Queixar Com O Rumo Da Educação

Que tal 14.000 euros por 9 meses de “Prestação de Serviços de Planeamento e Gestão de Projeto TEIP, PIEF, Mais Sucesso”? O Agrupamento não tinha meios humanos que soubessem fazer esse planeamento? Não fizeram “formação”? Porque a experiência do gabinete contratado parece nula nestas matérias. Corrijo… parece nula, porque os contratos feitos, ali pelo Grande Norte, nos últimos anos são às dezenas. Em 2022, depois daquele mais acima já se acha registo de mais uma meia dúzia, chegando aos 80.000 euritos. Em 2021 foi uma dúzia, no valor de mais de 160.000, quase tudo à conta do POCH.

Outra coisa curiosa é como os teip precisam de tanta “assessoria financeira”. Há quem se especialize nisso. 4.000 notinhas por 40 dias de serviço é capaz de ser um pouco acima do topo da carreira. Mas vejam a massa envolvida em contratos com um número assinalável de escolas ali pelo Grande Porto e Minho. E não é tão interessante quando um contrato acima dos 25.000 euros não aparece por escrito com a seguinte justificação: “Artigo 95.º, n.º 1, a), contrato de locação ou de aquisição de bens móveis ou de aquisição de serviços cujo preço contratual não excede 10.000,00 € .

Mas há quem tenha um âmbito mais global e tenha mais de 50 contratos desde 2020 para prestar este tipo de assessoria, para onde escorre grande parte do dinheiro de “programas” como o Portugal 2020, POCH e afins.

Mas isto é o que se acha em 20 minutos de pesquisa. São exemplos praticamente aleatórios. Agora imaginemos que alguém decidia dedicar umas horas ou mesmo dias a ir em busca do dinheiro que, teoricamente, é para o combate ao insucesso e abandono escolar, mas que no fundo vai escorrer em grande escala para fora das escolas e sem que se perceba qual o ganho para os alunos.

3 opiniões sobre “Há Quem Não Tenha Razões Para Se Queixar Com O Rumo Da Educação

  1. Tudo limpinho, limpinho… nenhum juiz (mesmo os que não vestem avental, porque esses mamam nas mesmas tetas dos xuxas) consegue encontrar resquícios de corrupção.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.