Pluralidades

Nas arrumações de Verão há sempre a necessidade de, perante as novas aquisições, proceder a uma rearrumação do acervo pelas estantes e é sempre interessante reencontrar leituras marcantes de outros tempos. Neste caso, andava pela prateleira dos livros de bolso franceses da segunda metade dos anos 80, em especial da colecção Points das Éditions du Seuil que comprei, quando havia possibilidade, ali pelas livrarias do Apolo 70 ou do Arco-Íris. Mas também da Pluriel da Hachette, comprados em especial na Férin da Rua Nova do Almada a caminho do barco.

O interessante é que muitas destas coisas se liam por prazer, não fazendo necessariamente parte do cânone essencial das cadeiras. O Birnbaum nem era especialmente apreciado. Quanto ao Delumeau é um dos principais marcos para compreender muitos dos aspectos menos luminosos da mentalidade do Renascimento e do “Antigo Regime”.

Nas coisas bolonhesas ainda haverá espaço para estas coisas?

IMG_5365

Anúncios

3 thoughts on “Pluralidades

  1. Infelizmente, claro que não. Adorei ler o Delumeau, o Duby, e tantas outras obras, por puro prazer e ânsia de saber mais do que aquilo que nos era proposto nas aulas. Mas isto refere-se a um grupo significativo de alunos que estudava História por gosto e sabia ler em francês…. estes autores raramente estavam traduzidos….

    1. O Duby, o Le Goff e até o Delumeau (A Civilização do Renascimento) começaram a aparecer na Estampa e na Presença na primeira metade dos anos 80. E nas Edições 70, os calhamaços castanhos do Bloch e do Ferdinand Lot para a Idade Média. O prazer de uma descoberta sem necessidaxde de links

      O Braudel depois, na D. Quixote.

  2. e nas coisas digitais também haverá espaço?
    temo que os muitos ‘eurinhos’ enterrados nas estantes são inúteis para a massa populacional atual (e quando aplicados, são olhados como alguém a falar mandarim…), e que sejam posteriormente colocados no ecoponto azul…
    apenas resta o último reduto dos dinossauros bibliófilos, no seu último estertor de lampejo intelectual…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s