O Apoio Às Escolas Da DGE

O site oficial com uma série de recursos e ferramentas está online e até já o tinha citado ontem a propósito de uma passagem mais patusca. É uma iniciativa meritória e útil, mas tenho algumas reservas sobre a sua eficácia e capacidade de gerar uma situação de equidade mínima entre os alunos., identificando-me com boa parte do que o António Duarte escreve a este respeito.

Não preciso que me peçam para o divulgar em nome de uma pseudo-unidade em tempos de alerta. Muito menos que esse pedido seja feito de forma pouco clara, porque parece que os blogues só produzem ruído, menos quando podem ser úteis para chegar aos professores e dar alguma credibilidade à mensagem. A credibilidade que falta a alguns canais oficiais ou oficiosos. Não gosto de quem não assume o que faz. Há muitos anos, ali por 2008 e 2009, já conheci pessoas que eram assim, pediam em privado que se contribuísse para os debates e se divulgassem iniciativas, mas sem que o seu nome aparecesse. E depois, em público, disparava-se sem pudor sobre quem tinha ajudado. Fiquei curado acerca da hipocrisia destes “actores”. Pelo que, salvo honrosíssimas excepções (caso da ILC), dispenso frentismos comandados à distância.

Ao contrário do que por vezes parece, não acredito em qualquer unidade global da classe docente e muito menos da tutela (e seus prolongamentos) que nos tem desprezado e deixado sós em tantas circunstâncias, mas apenas em confluências ocasionais de interesses muito diversos. Este é um desses casos.

logoDGEAPOIOU3_0

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.