Ou… de pequenin@s é que se grelham @s menin@s.
A ficha que em seguida se apresenta é de um agrupamento de escolas nacional (de que eliminei a identificação, bem como do jardim de infância específico) e destina-se à avaliação dos alunos de 5 anos. Como acontece nestas coisas, terá sido validada por um Conselho Pedagógico formado por professor@s/educador@s. Acredito que alguns dos seus elementos se queixa da burrocracia na sala dos professores. Quando depois isto circula pelos colegas, há quem justamente se arrepie.
O senhor secretário de Estado pode dizer que isto não é para acontecer no pré-escolar e que são péssimas práticas. Concordo. Resta saber se haverá coragem para as exterminar ou reduzir à insignificância de que são monumento feito em papel. Atendendo a que se é assim no pré, nem queiram ver daí por diante.
Anexo: ficha trimestral – 5 anos. Sim são 10 páginas de rigor e não, não me venham dizer que isto é responsabilidade de um@ ministr@ porque não é. É sado-masoquismo puro, embora eu calcule que quem aprovou dificilmente fará parte d@s que terão de preencher isto.
Não percebi se a criança brincava! A grelha não está completa! Faltam descritores!
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E ainda tem um espaço para observações, pois pode não ficar tudo bem esclarecido no grelhado.
Torna-se impossível fazer uma coisa destas para uma turma inteira com rigor, muitas das cruzes serão colocadas ao acaso (ou mais ou menos), sendo “fazer muito para pouco valer”.
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Esse secretário de Estado é uma nojeira. Só vai descansar quando, com a geringonça que comanda, porque já toda a gente percebeu que é ele que põe o discurso na boca do pretty face, conseguir instalar a bandalheira total nas escolas.
Vai ser lindo. O idiota já anunciou provas de aferição sem notas, já anunciou que o currículo vai ser para cada um fazer como quer, já anunciou que cada escola faz como quer para melhorar resultados. Agora é o pré-escolar que fica no desnorte. É tudo à balda, tudo à grande. Esquerdalha no melhor. Estávamos com metas claras, com resultados transparentes e com o ensino padronizado, a partir de indicadores exigentes e o ideólogo-mor da 5 de outubro está a fazer tudo ruir.
O problema não é o Nogueira. Abram bem os olhos e vejam quem é a cabeça por trás do processo de reversão em curso.
Era preciso ver como é que esse fulano chegou a catedrático. Também há-de ter sido numa carreira de bandalheira.
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A parte do “ensino padronizado” é a sério ou a brincar?
Quanto às ofensas que dirige ao SE, são de sua única e exclusiva responsabilidade.
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Eu não brinco, Doutor Guinote. Com metas claras e objectivas, os alunos podem progredir e o ensino é mais justo. Isso é padronização.
Desafio-o a mostrar-me onde é que eu ofendi. Quem descreve a realidade, não está a ofender.
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Esta ficha é uma cópia das metas de aprendizagem.
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Metas essas que nunca foram homologadas.
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Pobres crianças,Pais e Professores !!!!
Que mais irá acontecer ?
Inacreditável !
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“Crianças “.
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Reblogged this on primeiro ciclo.
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E então? Todas as profissões têm a sua carga de trabalho burocrático. Não me parece nada de especial face às exigências burocráticas noutras áreas profissionais sinceramente…
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Só pode estar a brincar…. acha que aquilo que ali está se aplica a miúdos de 5 anos?
E todas as profissões devem ser iguais, é isso?
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Senhor bandalheira… apresentou dúvidas sobre o percurso académico do SE sem que eu tenha lido qualquer tipo de fundamentação para isso.
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Investigue.
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Paulo Guinote,
Não conferi in loco, , mas esta ficha aparenta ser a transcrição de TUDO TUDO TUDO o que estava nas “Metas de Aprendizagem da Educ Pré Escolar”.
Na realidade se 1 mãe ou 1 pai, às vezes, não consegue “ver” bem o desenvolvimento do seu único filho, como é que 1 educadora conseguirá “ver” 25 crianças, com estas 10 páginas…???
É de loucos!!!
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Sim, são as metas (não homologadas, se bem sei) transcritas por completo. Uma insanidade.
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tento escrever uma resposta, mas não surte efeito.
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Paulo Guinote, pelo que julgo saber, inventaram estas Metas de Aprendizagem para tentar interligá-las com as Metas Curriculares dos outros níveis.
Convidaram uns intelectuais das áreas, de modo a “fixarem” as aprendizagens ideais.
A Isabel Lopes da Silva tratou da Formação Pessoal e Social, e os outros convidados trataram da parte a Matemática, Dança, Teatro, Linguagem…… etc etc.
Muitos conceitos ( exemplo da matemática) eram abstractos para estas idades.
Muita terminologia não era conhecida das educadoras.
Parece que , logo quando davam a conhecer o trabalho , o grupo tomou consciência que era difícil a ligação entre as disciplinas e a ausência de disciplinas na Pré.
A lista extensissíma, serve de avaliação diagnóstica (as crianças entram aos 3 anos) e
de avaliação final (espera-se que aos 5 anos já muitas cruzes estarão preenchidas desde os 3 e 4 anos).
Talvez , tenham sido estes factores que levaram a não homologar . Ainda bem!
Alguns directores/ coordenadores de departamento levaram a sério as Metas e fizeram-se fichas destas.
Outros não e seguiram sempre as OCEPE.
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Problema resolvido. O facto de terem aparecido uns trolls no blogue levou a que alguns filtros do WPress tivessem de ser activados e, por vezes, bloqueiam inocentes,
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Inacreditável mesmo!!! É a “burrocracia” em todo o seu esplendor!!! E o pior é pensar que são docentes que “engendram” estas loucuras para torturar outros docentes!!!
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A maior tristeza é que isto é feito por professores para professores!
Não tenho mais nada a dizer, acho que disse tudo!
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