Para Quando Um Plano De Não-Retenção No Ensino Superior?

Porque é um desperdício de meios financeiros e capital humano o que se anda a passar ,pois mesmo em licenciaturas bolonhesas (não estamos a falar de Medicinas ou coisas assim), nem metade dos alunos as completa com um percurso directo de sucesso em 3 ou 4 anos. Penso que este insucesso poderia ser combatido com um PNPSE para o Ensino Superior, ao qual se deveria estender a lógica dos PIPP. Porque é sempre possível às instituições e aos professores trabalharem mais com os alunos e diversificar melhor as suas metodologias e abordagens pedagógicas.

O estudo da DGEEC de 2018 é o seguinte:

PERCURSOS NO ENSINO SUPERIOR
Situação após quatro anos dos alunos inscritos em licenciaturas de três anos

Há muitos dados interessantes, mas este quadro é um resumo bem revelador do flagelo do insucesso escolar no Ensino Superior, sendo que o dinheiro dos contribuintes não é infinito e deveriam existir medidas para estancar esta hemorragia, pois o custo por aluno é elevado e não sei quantos milhões poderíamos poupar para outras áreas da governação como a promoção do Turismo ou os incentivos fiscais para aposentados estrangeiros que se fixem no país. Ou para chineses com cartões de crédito dourados.

EnsinoSuperior

E para quem diz que a nota de ingresso não prevê o desempenho dos alunos, embora possam ter razão nas excepções, não a têm na regra, como bem se pode ver.

EnsinoSuperior1

Mas, claro, devemos esquecer esse método arcaico e ineficaz de “selecção” dos alunos.

16 thoughts on “Para Quando Um Plano De Não-Retenção No Ensino Superior?

  1. Paulo sabes onde já são feitas as retenções no Ens. Superior ?
    Na maioria das empresas , para permitirem o acesso a um simples estágio , nota não a emprego , pedem aos candidatos o curriculum.
    Recebidos , verificam a origem das licenciaturas e a grande maioria vai logo directamente para o lixo.
    Nem abrem. Lixo !
    Sei por familiar muito próximo. Meu filho.

  2. o ensino superior é um potencial sitio para onde podem ir ex-governantes e as pedagogias inovadoras é só para aplicar pelos outros, porque no superior têm as consultorias para ocupar o tempo pós-letivo e não o têm para acomodações e flexibilidades…

  3. Excellent. No entanto, com este post não me obriguem a desbobinar e a dissertar sobre o ensino superior. Uma caixa de comentários não seria suficiente para 1% do que eu poderia falar. Sobre a retenção/exclusão de currículos escrita acima, é um erro das empresas tuga que se julgam muito “expertas” mas basta ver como são “produtivas” (NOT!). Tal como os expertos que impingem flexibilidades, a exclusão de currículos é um sintoma do mesmo problema. Pedantice, snobismo, fanatismo e soberba rectangular.

  4. Preocupante o grau de insucesso escolar no Ensino Superior. Ora cá está um tema que merece grande atenção e visibilidade pública. Problema que está mais ou menos silenciado…

    Causas? Há muitas, evidentemente. Mas há uma que se sobrepõe a todas as outras : é a deficiente preparação com que a maioria chega à Universidade e ao Politécnico – pergunte-se aos professores destes dois subsistemas. O facilitismo dá nisto.Que grande “favor” a escola lhe fez.

    Mais surpreendente ainda são as cifras que respeitam ao ensino politécnico: pese o seu carácter profissionalizante e a pulsão “flexibilizadora” que o caracteriza , nem isso o livra do desolador panorama patente nos gráficos. Mesmo considerando que, comprovadamente, são alunos medianos, na sua maioria.

  5. Sim. Quero ver o SE Costa e respetiva cara metade aplicarem as SUAS teorias às SUAS turmas na NOVA. Quero ver o “aprender a aprender”… a educação inclusiva (ou será inconclusiva?. Sim, quero ver essas fofuras todas aplicadas na prática letiva dos senhores professores. Ou será que a cartilha só é boa para os OUTROS e para os FILHOS DOS OUTROS?

    1. Ora muito bem, o secretário de estado é um pândego!
      Mas é preocupante o estado de saúde desse patego e pândego, pois nao é que ele acredita mesmo que está a fazer bem?
      Isto é um caso sério de saúde do homem e que se aconselha a tratamento condizente…Precisa de ajuda urgente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.