Já Vos Contei A Minha Teoria Sobre A Ficção Científica?

Penso que não e acreditem que não sequer se destina a chatear ninguém, apesar de quem se possa sentir visado. É só porque hoje arranjei mais uns clássicos, como se fossem da Argonauta, mas sem as más traduções. Que não se confunda a boa, velha e clássica FC com adaptações do Star Wars ou coisas quejandas.

Vamos lá então:

  1. Nunca leu FC:
    1. Nunca teve oportunidade. Está (quase) desculpado.
    2. Se teve oportunidade, mas recusou por preconceito, aguardam-no as penas eternas do Inferno.
  2. Já leu FC:
    1. Mas não gostou, porque não consegue encaixar aquilo na sua forma de pensar. Está destinado a ocupações como pedabobo do século XXI ou conceptualizador de grelhas para registos diversos.
    2. Mas não gostou, porque acha que aquilo é só para putos e gente sem bom senso. Lamento informá-lo, mas faleceu e não lhe mandaram mail ou sms a comunicar-lhe o facto.
    3. Gostou, mas acha que há uma idade para tudo e agora é tempo para literatura a sério. Lamento, mas entrou de forma precoce na senilidade e agora já não há remédio.
    4. Gostou e dá-lhe sempre prazer revisitar alguns dos clássicos (Asimov, Bradbury, Clarke, Dick, Farmer, Heinlein, Herbert, Le Guin, Simak, Vonnegut, etc)  ou explorar alguns dos novos autores. Parabéns, os seus neurónios ainda não morreram e aposto que não precisa de formações em tolerância e flexibilidade intelectual.

IMG_2218

16 opiniões sobre “Já Vos Contei A Minha Teoria Sobre A Ficção Científica?

  1. Eu já morri mas a tempo de devolver o mail à estupidez!

    De vez em quando ressuscito para reclamar o que é meu e a minha dignidade e ainda dá tempo para insultar gente energúmena com a mania que é mais esperta que os outros!

    Gostar

  2. A argonauta era uma excelente coleção….acho que o outro, ao menos deveria ter passado os olhos num livro. Só um….nunca teria novas concepções do que pensa estar na moda….

    Gostar

      1. Eu já comecei o terceiro. O Cixin Liu é genial. Li que há um livro que explica as descobertas e teorias da fisica que ele refere nos livros ( grafeno, física quântica, etc.)

        Gostar

  3. Desde adolescente que lia ficção científica, ia a casa dos meus primos e trazia uns três livros para ler. Sempre gostei e gosto.
    Mas colocar o José Rodrigues dos Santos,sou suspeita porque não gosto
    da sua escrita, próximo da Ficção científica, nem chega nem nunca chegará um cm aos calcanhares dos excelentes autores referidos, Asimov,Clark, Sagan (,este último mais ligado a divulgação científica) e Bradbury entre outros. Obrigado pelo post Paulo Guinote.

    Gostar

  4. Eu era viciada … Mas, poderás ter razão … se não fosse ter tido um irmão mais velho que tinha amigos com vasta colecção …. que quando emprestados ao Tó, eu lia sem suspeita (i.e. não dava nas vstas, sempre fui muito rápida …) … Bons tempos. Acho que foi o tipo de leitura que muito mais me marcou, por identificação, talvez. Década de 80 … Excelent post, my friend. Depois, passámos a ler em ‘english’, não era a mesma coisa para mim. Passei aos filmes, bons, sem legendas. Cassetes Beta e depois VHS. Boa cultura. Década de 90, outro estilo. Livros de FC, tenho alguns, já na altura, o que lia, eram raridades …. E se os reler, hoje, os poucos que tenho, adoro …. Faço-o de vez em qdo com alguns. Adoro. Não me esqueço do primeiro que me marcou … dos outros que por isto ou aquilo tb me marcaram. E tem graça, pois não foi por identificação à vida ‘real’. Assim, para mim, são arte. Arte.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.