Também Não Acho

As listas de pessoal requisitado ou destacado ou lá o que for para associações profissionais de professores, tipo APP, APM, APEVT, APH ou mesmo a própria ANVPC. Porque também tenho interesse em saber quem me “representa”, mesmo que não associado, como professor de História ou Português (por exemplo) e negoceia alterações curriculares e flexibilidades como as que entraram em vigor. Porque não são apenas os sindicatos que podem ajudar (ou não) a ajudar-nos a vida.

As últimas que ficaram públicas foram as de 2016/17. Daí em diante… nada.

Top-Secret-Logo

Algumas Questões Que (Quase) Ninguém Gosta de Abordar em Matéria de Sindicalismo Docente

Dizem-me que cada sindicato tem direito a um horário de redução por cada 200 associados. acho pouco. Deveria ter direito a um horário por cada 100 associados. Mas, defendo que esses associados devem ser reais e não duplicados ou daqueles virtuais como os que nossos clubes apresentam para terem 15 milhões de associados só no eixo Reboleira-Carnaxide. E só deveria existir redução para sindicatos que conseguissem um mínimo de membros. Mil parece-vos muito?

As listas de associados sindicais deveriam ser actualizadas e deveria ser possível saber-se quem se inscreve aqui  e ali, num sindicato por causa do apoio jurídico, mas depois inscreve-se em outro porque tem uma boa parceria com uma agência de férias. Não, não estou a gozar.

Assim como acho que deveria existir a transparência de indicar quais são os associados que são contratados (e leccionaram pelo menos em um dos últimos 5 ou 10 anos), aqueles que são dos quadros e aqueles que já se aposentaram.

Não para negar quaisquer direitos seja a quem for, mas para se conhecer a composição de cada sindicato, o que até permitiria caracterizar melhor cada um deles e perceber mesmo o tipo de acção sindical que desenvolvem. Este tipo de conhecimento é essencial para os telhados de vidro e a transparência de organizações essenciais para o funcionamento do regime democrático.

Não sou associado de nenhum, não posso requerer esse tipo de informação. Mas acho que a sua divulgação seria muito importante para a própria credibilidade de sindicatos de que muitos docentes desconhecem a existência no terreno.

E deixem-se de queixinhas quanto a pseudo “ataques” porque parecem a guarnição de Petibonum a queixar-se de cerco à aproximação do Obélix (sim, já que um dos “argumentos” dos operacionais que por aí andam é o meu físico próspero, aguentem-se à analogia).

Petibonum