Uma História Muito Educativa Sobre Democracia Local

A Anabela Magalhães foi fazendo os prints e conta a história na totalidade, pelo que apenas irei aqui fazer um par de reparos sobre a conduta do presidente da câmara de Mesão Frio (vou excluir uns episódios enquanto provedor da Misericórdia e automobilista, que escapam a esta matéria) numa certa “rede social”, autarca que se diz professor, lamentando as “asneiras” que vê escritas e prestando-se a mostrar os seus parcos rendimentos por comparação com a classe docente.

Tudo começou com esta publicação no mural do senhor doutor presidente professor, que ele deixou pública, o que ele escreveu estava público, pois só assim foi possível a alguns de nós darmos pela coisa.

Plesidente

Atente-se agora no detalhe do recibo que ele apresenta e que corresponde ao salário base de um PCM de um município em que o número de eleitores (neste caso abaixo de 4000), faz com que recebam 40% do salário do PR. Gostaria de referir que apaguei elementos que o próprio tinha deixado visíveis, como morada, nº adse, de conta, etc.

Plesidente1_LI

Perante isto fui consultar a tabela de remunerações dos autarcas (Remunerações Autarcas) e confirmei que o senhor presidente da Câmara truncara o recibo omitindo os quase 900 euros e assinalei-lhe isso num comentário. Ou seja que ocultara cerca de 25% do que recebe efectivamente. Entre outros equívocos no que foi escrevendo.

Apagou-me o comentário. E agora bloqueou-me. 

Perante isso, eu, a Anabela e mais colegas começámos a comentar de novo e colocámos lá os dados efectivos sobre o rendimento do senhor doutor presidente professor:

SalarioAutarcas

A conversa alongou-se de forma pouco favorável ao senhor autarca, que também tem a sorte de achar que com 32 anos de serviço vai já para o 9º ou 10º escalão.

Perante a questão do “não haver dinheiro”, chamei a atenção para dois contratos já do presente ano (este e este) da CMMF no valor combinado de quase 100.000 euros, um deles (66.5000 euros) para “Aquisição de Serviços com Disponibilização de Material de Suporte para Ministrar Ações de Capacitação para o Projeto – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Mesão Frio.” e o outro para “Fornecimento e Instalação de Material Informático para o Projeto – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Mesão Frio.”

E desapareci de lá porque já perdera meia hora do meu tempo com o assunto e porque me avisaram que ele acabaria por apagar tudo. Como efectivamente apagou. Ora, se não queria verdadeira transparência, porque carga de água decidiu fazer um publicação com dados truncados e colocá-la pública? Acha que não há professores por lá que conhecem a realidade e sabem enviar uma mensagem a contar-nos o episódio?

E é a esta gente que querem entregar a gestão das escolas (no caso dele, parece que fica tudo em família) por ser uma “democracia de proximidade”?

Phosga-se!

16 thoughts on “Uma História Muito Educativa Sobre Democracia Local

  1. Nem mais, Guinote! Este é um caso exemplar da qualidade dos políticos neste país. Parece que se cheiram ao longe e toca de se agruparem… em redes… vamos chamar-lhes familiares?

    1. Quando se começa a puxar o fio, é uma mini-rede “cesária”, muito habitual em ambientes pequenos, onde todos lavam as mãos e as toalhas uns aos outros.
      O que me espanta é a forma como a pessoa em causa parece considerar que todos são idiotas, lá porque a votação no PS terá sido quase ao nível da Coreia do Norte.

  2. Eh eh eh, está engraçado.
    O Paulo está, portanto, a provar que um político é aldrabão, deturpa a verdade, distorce a realidade?

    Pois, está bem. E a chuva molha, o Papa é católico e o Jorge Jesus é parvo. Alguém pensava diferente?

    Claro que é importante denunciar estes casos. Mas são tantos, tantos…que, se vai por aí, não chegará o tempo para mais nada.

    1. Mais vale denunciar o que se sabe e se pode provar do que “assobiar para o lado” … é por a maioria o fazer que contínua tudo cada vez mais na mesma!

    2. Se cada um de nós denunciar um par deles, já se consegue alguma coisa.
      Confesso que este caso só me (pre)ocupou porque a pessoa começa por dizer que é professor e tal e que por isso até parece ter mais “moral” para tratar o assunto.
      Os autarcas-professores nem sempre são os melhores exemplos.

  3. Este tipo de criaturas está tão habituada a não ter contraditório que se convence que ninguém deverá ter a ousadia de os confrontar…

    Pensam e agem como ditadorzecos de quinta categoria e arrogam-se o direito de pôr e dispor a seu bel-prazer…

    E quando são “apanhados” na sua própria teia parecem aqueles cães que correm desenfreadamente, a ladrar, atrás dos carros que passam, mas quando algum destes últimos pára inesperadamente ao seu lado, deixam de ladrar e metem o rabinho entre as pernas…

    Figuras tristes…

  4. A verdade é que não vejo nenhuma razão para que ganhe mais do que um professor. Em primeiro lugar, porque as habilitações necessárias para ser presidente de uma Câmara não vão além da escolaridade obrigatória.

  5. É preciso é ter lata. E lata é o que mais há, muita.
    Os autarcas, para além do vencimento base, tem uma série de mordomias que aumentam e muito o rendimento. Despesas de representação, ajudas de custo, automóvel, combustível, equipamentos, viagens, etc. Alguém acredita que ele iria para autarca se ganhasse o mesmo que professor??!!

    O problema é que esta gente acha que o povo é parvo. Se calhar até é, para eleger gente desta….

    O descaramento é tanto que conheço câmaras que nomeiam capatazes como adjuntos só para lhes dar (são boys) vencimentos mais elevados!

    http://www.cmlajesdasflores.pt/fotos/documentos/1508856637.pdf

  6. Muito provavelmente, o senhor doutor presidente é um privilegiado e não paga IRS sobre essa parte que recebe e escondeu. E os professores pagam do total que recebem.

  7. é professor agora imagine se não fosse 😦 e claro é mais fácil bloquear do que arranjar argumentos dignos de registo… ainda bem que existe gente que vê e denuncia estas coisas, ele diz que vai para o 9º ou 10º escalão? da maneira como são trafulhas ainda inventam uma portaria qualquer para os beneficiar após senhor presidente 😦 😦

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.