Relativismo

Aquela justificação do SE da Educação e do Ministério da Segurança Social assegurando que as turmas com alunos com NEE não aumentavam, os alunos é que passavam a estar lá mais tempo (sendo que, nas condições actuais, as turmas aumentariam mesmo em muitos casos), faz-me pensar que esta lógica se poderia aplicar ao aumento para 50 horas de trabalho. Não nos baixariam o salário, apenas passaríamos mais tempo a trabalhar para o receber. Ou em relação aos aumentos de preços… eles não aumentam, desde que nós levemos menos quantidade. E por aí fora. Nada é absoluto.

Por exemplo…. se os alunos passarem de ano com 50% de “negativas” não é que o grau de exigência tenha diminuído, o que acontece é que aumentaram as possibilidades de sucesso. Aliás, acho que qualquer programa de promoção do sucesso escolar deveria passar por aí, pelo acréscimo das oportunidades de sucesso. Por isso. porque exigir um tão elevado número de níveis 3 aos alunos para transitarem, sendo que tais classificações são tão relativas e dependentes dos humores daquela corja de profes conservadores que não percebem as dinâmicas particulares de uma abordagem transversal, com laivos perpendiculares e matizes em lilás, da avaliação em bom dos alunos?

É meu entendimento que, em nome de um novo paradigma, se aumentem as probabilidades de sucesso, não que se diminua qualquer grau de exigência. Defendo, pois, a elevação do patamar de sucesso para todos os alunos que saibam assinar o nome com apenas dois erros ortográficos e saibam dizer presente quando na sala de aula e, desta forma, atinjam 50% das metas estabelecidas e das competências por definir. Em nome de um currículo moderno para o século XXI.

Smiling

Uma opinião sobre “Relativismo

  1. Ninguém comenta? O “quintal” não tem o mesmo público do “Umbigo” . Está claro. Pois, de facto, penso eu de que…havia muito mais gente a pensar como eu a frequentar esse blogue, gente que calculo tenha ido a outras bandas depois da posição assumida pelo lavrador do Quintal face ao dito “governo” que resultou da dita “maioria” dita de “esquerda”. Vou obviamente partilhar este artigo que adorei.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.