Parece que hoje pela manhã a TVI24 gastou uns minutos em busca do “segredo” do sucesso escolar (não vi, estava “reunindo”, foi a minha filha que me contou, pois sentia-se curiosa). Foram entrevistar uma aluna que teve 20 em todas as disciplinas no Secundário e perguntaram-lhe o tal “segredo”.
A resposta inesperada foi:
Muito bem. Parabéns.
(mas será que não há outras variáveis no meio?)
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1. Uma família endinheirada.
2. Uma escola de topo.
3. Os melhores professores do país.
Só que… não.
É evidente que, no percurso escolar, ainda por cima de 12 anos mais pré, como em tudo na vida, os resultados não se ficam a dever exclusivamente a um aspeto.
Agora, a aluna (eu vi a entrevista no dia anterior) foi clara: o fator primordial foi trabalhar, estudar… Não lhe caiu nada do céu. Foi à luta, ao contrário de 90% dos alunos que eu tenho à minha frente.
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Thomas Edison, referiu um dia: “A genialidade é 1% de inspiração e 99% do resto.
Tudo o resto é trabalho, tempo, melhoramento através do erro, resistência e…
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Não foi numa escola de topo.
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Exato, revelou inteligência ao ter percebido que, se estudasse muito, teria bons resultados.
É óbvio que a qualidade neuronal também é muito importante, mas a perseverança e o trabalho continuado e metódico acabam por contribuir para a diferença.
Os neurónios sozinhos não fazem a festa 😉.
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É isso mesmo, muito estudo, muito sacrificio e a abdicação de festas e tempos livres. Todos alcançariam melhores resultados se fizessem o mesmo. Conto um episódio: chumbei em anatomofisiologia I na primeira época. Durante 3 meses estudei a sério e em Setembro, voltei a fazer exame oral, terminando com 18 e uma salva de palmas de todos os alunos que estavam no anfiteatro. É mesmo, muito estudo e dedicação.
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Antes de mais, Muitos Parabéns à miúda!
Qualquer pessoa, independentemente das suas habilitações, com o mínimo de sensatez e discernimento alcança a resposta da aluna.
Os tais especialistas do ME deveriam “não a categorizando” (pois que,afinal, e não sendo cega, surda, muda ou bilingue são todos iguais) como um caso de psiquiatria a enviar à equipa EMAEI…
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