Caso Dois (E Três… E Quatro…)

Alguns elementos do mail original foram ligeiramente editados para evitar identificações rápidas.

Fui levar o miúdo para a escola, dia de apresentação; em vez de estar a professora, está um elemento da direção e pede para ficarmos com eles mais uma semana em casa, porque não requisitaram professor… perguntei o motivo da ausência do anterior, estava de junta médica. Questionei porque não substituíram, resposta – Porque pensavam que ia regressar ao serviço no dia 12, antes do inicio das aulas…  apenas 3 Pais recusaram, eu um deles… avisaram que iam ficar com uma auxiliar todo o dia…toda a semana… claro que reclamei….e enviei logo para o Conselho Geral.
A minha esposa, foi colocada numa turma em que apenas 3 alunos têm manuais… alegam que editoras não têm disponíveis.
Na turma de uma colega, uma mãe agride a auxiliar e entra pela sala ameaça, insulta etc etc… a colega aflita vai à direção, estes dizem-lhe para estar caladinha, dizendo, já conhece o bairro ? Quer ter problemas ? Não apresente queixa! Aguente o miúdo na sala!
Nos serviços administrativos, no atendimento esta semana, foi necessário chamar a polícia porque um encarregado de educação não obteve vaga, ameaçou, injuriou, etc tudo e todos… a direção que concordou chamar a PSP não quis formalizar a queixa!
Um auxiliar administrativo leva no nariz de um Enc. Edu, chama a PSP e participa, a Escola/Diretor@ diz que não tem nada que participar… ele que avance sozinho!
keep-calm-and-aguenta-firme

15 opiniões sobre “Caso Dois (E Três… E Quatro…)

  1. Lol!!!
    Porquê?
    Apenas porque “Alguns elementos do mail original foram ligeiramente editados para evitar identificações rápidas.”
    Acho que o Paulo quis, ao escrever isto, que as identificações fossem rapidíssimas…

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    1. Olhem que não… olhem que não… eu ando aqui às voltas para saber como publicar as indescritíveis informações sobre uma escola “flexível” muito na voga, com mediatismo à mistura e visita aprazada do PER e do ministro Tiago (aquele que não aguenta um debate a sério, cara a cara…só vistas protegidas…).

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  2. Todos sabem o que se passa nas escolas mas o que interessa aos sindicatos é isto:


    Por arlindovsky

    Ainda não percebo porque a luta dos professores se centra na contabilização dos 9A4M2D.

    Do ponto de vista de ganhos ter um tempo de serviço recuperado ou outro é quase idêntico para os professores que se encontram entre o 2.º escalão e até ao 6.º escalão, e para os que estão acima do 8.º escalão também, já agora.

    Com as regras atuais de quotas na avaliação e na progressão os professores que estão entre esses escalões vão afunilar por largos anos as vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalão, não tendo uma avaliação superior a bom.

    Os mais beneficiados seriam sempre os docentes acima do 7.º escalão porque já ultrapassaram as quotas de acesso a esse escalão. Os que se encontram ainda no 1.º escalão vão ser reposicionados de acordo com o tempo de serviço descongelado e a maioria passa pelo menos para o segundo escalão. Este seria um grupo que também beneficiaria com a contabilização total do tempo, mas ficariam quase outros 10 anos afunilados no 4.º escalão.

    Fazia mais sentido uma negociação onde para o início da carreira se eliminassem as barreiras de acesso ao 5.º e ao 7.º escalão e a partir desse escalão que fosse feita uma bonificação do tempo para a aposentação.

    E também não percebo porque o ME é tão irredutível com a contabilização dos 9A4M2D e fica apenas pelos 2A9M18D

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  3. Verifica-se um crime de omissão por parte do diretor, tipificado no Código Penal. Para além da acusação particular em relação ao EE, outra também em relação ao diretor.

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  4. Infelizmente, acredito em tudo e deverá piorar, consequências da cada vez maior autonomia, eufemismo moderno para “controle e imposição pelo medo”; os professores estão cada vez mais sós, cada vez mais desprotegidos, cada vez mais desvalorizados…
    Se algum dos meus filhos mais novos ousar querer ser professor não lhe financio o curso.
    Por mim, tentarei aguentar estoicamente até ao último sopro de coragem…

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  5. Por acaso, entre o 1o e 4o escalão, são 12 anos, que correspondem a uma diferença de quase €400 mensais.

    Do 7o para o 8o são quase €250 – 4 anos
    Do 8o para o 9o são €270 por mês – 4 anos
    Do 9o para o 10o são €350 por mês – 4 anos

    De onde se retira que entre o 7o e o 10o escalão, 12 anos rendem quase €870 ao mês. Tudo em valores ilíquidos, para não espantar a caça. Nada contra, como é evidente.

    Mas, depois deste exercício, ponha o dedo no ar quem ainda não percebeu porque é que o governo não quer contar os 942.

    Para quem está no 1o escalão (norma-travões e contratados há 10 anos ou 15 anos), a carreira vai-lhes acabar antes dos escalões onde há “sumo para espremer”, em termos salariais.

    E os 12 anos podem passar a 400, se houver mais uns ataques de avaliite aguda para atrasar mais um bocado a coisa.

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    1. Subi em janeiro para o 9 escalão. 18 euros de aumento. Em setembro, mais 25%, resultado – ordenado menos 2 euros!!! Acham que vale a pena tanta luta e desgaste, por quase nada? Ainda não repararam que os impostos levam tudo?

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  6. 1.º) Quando assim for, deixem entrar quem quiser (protejam apenas os alunos) e encaminhem-nos para essas direções.

    2.º) Depois, sigam o que escreveu o Januário. Conheço um caso em que um professor, por razões bem menores, fez queixa da diretora e, apesar de ter dado em águas de bacalhau, a senhora sofreu bastante durante os dois anos e pouco que durou o processo.

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    1. Coitadinha da diretora!!!!!!!!
      Pelos vistos há cerca de 25% de diretores com processos, publicado no “com regras “, devem ser por bom comportamento!!!!!
      As perseguições aos ex(!)-colegas são tantas que se não houvesse MEDO, das ditaduras que se instalaram nas escolas, seriam 99,99%.

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  7. Aposto que em escolas assim… a modos que… bem… escolas que devem ter projectos educativos fantásticos com muitas coisas do género “todos têm direito ao sucesso” / “não deixar ninguém para trás” / a “inclusão não é apenas um direito mas, antes de mais, um dever”/ “a escola é de todos e para todos”./ ” aqui não há diferenças, somos todos iguais”,…”patati/patata”, não terá, com toda a certeza, as cotas da excelência desertas… possivelmente, as lideranças e gestão são avaliadas como pontos fortes… já pensaram como seria se não houvesse excelência e mérito?

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  8. Casos vários…
    Infarmed no Porto;
    Licenciaturas pré-bolonha equiparadas a mestrado;
    Contagem do tempo de serviço dos professores;
    Negociações com taxistas…
    “Palavra dada é palavra honrada”…quem é que disse??!!

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  9. Tudo isto é muito triste.
    Lá teremos de ” aprender a aprender ” … ” Diz que sim que chora muito “…” A culpa é da madrinha de guerra “… ” Pato aqui, pato acolá”,etc. Resta-me ser solidário com todos os colegas e alunos. Felizmente já não estou nestes filmes,acho que já tinha falecido.
    Nota: em tempos idos fui obrigado a frequentar formações creditadas , para poder obter créditos necessários à minha progressão.
    Querem a verdade ?
    Não aprendi a mais pequena ponta de um corno em qualquer delas. E foram 3 no total . Não foi por má vontade minha. Triste mas verdadeiro. Apenas muito desgaste nervoso e tempo,muito tempo perdido.
    E mais nervos com a excitação de colegas super empenhados e a alinhar todos excitados.
    Não é triste ? A Educação entregue a esta corja ?
    Miséria mesmo ! É a minha sincera leitura desta farsa que dura há anos. Desta gente que ocupa lugares políticos e que estraga a saúde e faz mal a todos nós.
    Engraçado a mulher do Cost@,ter dado à sola. Ter passado de manifestante radical contra,para a aposentação…muito caladita… situação aplicável por pouco tempo.
    Esgotou-se logo a verba com essa finalidade.
    Palavras para quê ?

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