Caso Dois (E Três… E Quatro…)

Alguns elementos do mail original foram ligeiramente editados para evitar identificações rápidas.

Fui levar o miúdo para a escola, dia de apresentação; em vez de estar a professora, está um elemento da direção e pede para ficarmos com eles mais uma semana em casa, porque não requisitaram professor… perguntei o motivo da ausência do anterior, estava de junta médica. Questionei porque não substituíram, resposta – Porque pensavam que ia regressar ao serviço no dia 12, antes do inicio das aulas…  apenas 3 Pais recusaram, eu um deles… avisaram que iam ficar com uma auxiliar todo o dia…toda a semana… claro que reclamei….e enviei logo para o Conselho Geral.
A minha esposa, foi colocada numa turma em que apenas 3 alunos têm manuais… alegam que editoras não têm disponíveis.
Na turma de uma colega, uma mãe agride a auxiliar e entra pela sala ameaça, insulta etc etc… a colega aflita vai à direção, estes dizem-lhe para estar caladinha, dizendo, já conhece o bairro ? Quer ter problemas ? Não apresente queixa! Aguente o miúdo na sala!
Nos serviços administrativos, no atendimento esta semana, foi necessário chamar a polícia porque um encarregado de educação não obteve vaga, ameaçou, injuriou, etc tudo e todos… a direção que concordou chamar a PSP não quis formalizar a queixa!
Um auxiliar administrativo leva no nariz de um Enc. Edu, chama a PSP e participa, a Escola/Diretor@ diz que não tem nada que participar… ele que avance sozinho!
keep-calm-and-aguenta-firme
Anúncios

15 thoughts on “Caso Dois (E Três… E Quatro…)

  1. Lol!!!
    Porquê?
    Apenas porque “Alguns elementos do mail original foram ligeiramente editados para evitar identificações rápidas.”
    Acho que o Paulo quis, ao escrever isto, que as identificações fossem rapidíssimas…

    1. Olhem que não… olhem que não… eu ando aqui às voltas para saber como publicar as indescritíveis informações sobre uma escola “flexível” muito na voga, com mediatismo à mistura e visita aprazada do PER e do ministro Tiago (aquele que não aguenta um debate a sério, cara a cara…só vistas protegidas…).

  2. Todos sabem o que se passa nas escolas mas o que interessa aos sindicatos é isto:


    Por arlindovsky

    Ainda não percebo porque a luta dos professores se centra na contabilização dos 9A4M2D.

    Do ponto de vista de ganhos ter um tempo de serviço recuperado ou outro é quase idêntico para os professores que se encontram entre o 2.º escalão e até ao 6.º escalão, e para os que estão acima do 8.º escalão também, já agora.

    Com as regras atuais de quotas na avaliação e na progressão os professores que estão entre esses escalões vão afunilar por largos anos as vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalão, não tendo uma avaliação superior a bom.

    Os mais beneficiados seriam sempre os docentes acima do 7.º escalão porque já ultrapassaram as quotas de acesso a esse escalão. Os que se encontram ainda no 1.º escalão vão ser reposicionados de acordo com o tempo de serviço descongelado e a maioria passa pelo menos para o segundo escalão. Este seria um grupo que também beneficiaria com a contabilização total do tempo, mas ficariam quase outros 10 anos afunilados no 4.º escalão.

    Fazia mais sentido uma negociação onde para o início da carreira se eliminassem as barreiras de acesso ao 5.º e ao 7.º escalão e a partir desse escalão que fosse feita uma bonificação do tempo para a aposentação.

    E também não percebo porque o ME é tão irredutível com a contabilização dos 9A4M2D e fica apenas pelos 2A9M18D

  3. Verifica-se um crime de omissão por parte do diretor, tipificado no Código Penal. Para além da acusação particular em relação ao EE, outra também em relação ao diretor.

  4. Infelizmente, acredito em tudo e deverá piorar, consequências da cada vez maior autonomia, eufemismo moderno para “controle e imposição pelo medo”; os professores estão cada vez mais sós, cada vez mais desprotegidos, cada vez mais desvalorizados…
    Se algum dos meus filhos mais novos ousar querer ser professor não lhe financio o curso.
    Por mim, tentarei aguentar estoicamente até ao último sopro de coragem…

  5. Por acaso, entre o 1o e 4o escalão, são 12 anos, que correspondem a uma diferença de quase €400 mensais.

    Do 7o para o 8o são quase €250 – 4 anos
    Do 8o para o 9o são €270 por mês – 4 anos
    Do 9o para o 10o são €350 por mês – 4 anos

    De onde se retira que entre o 7o e o 10o escalão, 12 anos rendem quase €870 ao mês. Tudo em valores ilíquidos, para não espantar a caça. Nada contra, como é evidente.

    Mas, depois deste exercício, ponha o dedo no ar quem ainda não percebeu porque é que o governo não quer contar os 942.

    Para quem está no 1o escalão (norma-travões e contratados há 10 anos ou 15 anos), a carreira vai-lhes acabar antes dos escalões onde há “sumo para espremer”, em termos salariais.

    E os 12 anos podem passar a 400, se houver mais uns ataques de avaliite aguda para atrasar mais um bocado a coisa.

    1. Subi em janeiro para o 9 escalão. 18 euros de aumento. Em setembro, mais 25%, resultado – ordenado menos 2 euros!!! Acham que vale a pena tanta luta e desgaste, por quase nada? Ainda não repararam que os impostos levam tudo?

  6. 1.º) Quando assim for, deixem entrar quem quiser (protejam apenas os alunos) e encaminhem-nos para essas direções.

    2.º) Depois, sigam o que escreveu o Januário. Conheço um caso em que um professor, por razões bem menores, fez queixa da diretora e, apesar de ter dado em águas de bacalhau, a senhora sofreu bastante durante os dois anos e pouco que durou o processo.

    1. Coitadinha da diretora!!!!!!!!
      Pelos vistos há cerca de 25% de diretores com processos, publicado no “com regras “, devem ser por bom comportamento!!!!!
      As perseguições aos ex(!)-colegas são tantas que se não houvesse MEDO, das ditaduras que se instalaram nas escolas, seriam 99,99%.

  7. Aposto que em escolas assim… a modos que… bem… escolas que devem ter projectos educativos fantásticos com muitas coisas do género “todos têm direito ao sucesso” / “não deixar ninguém para trás” / a “inclusão não é apenas um direito mas, antes de mais, um dever”/ “a escola é de todos e para todos”./ ” aqui não há diferenças, somos todos iguais”,…”patati/patata”, não terá, com toda a certeza, as cotas da excelência desertas… possivelmente, as lideranças e gestão são avaliadas como pontos fortes… já pensaram como seria se não houvesse excelência e mérito?

  8. Casos vários…
    Infarmed no Porto;
    Licenciaturas pré-bolonha equiparadas a mestrado;
    Contagem do tempo de serviço dos professores;
    Negociações com taxistas…
    “Palavra dada é palavra honrada”…quem é que disse??!!

  9. Tudo isto é muito triste.
    Lá teremos de ” aprender a aprender ” … ” Diz que sim que chora muito “…” A culpa é da madrinha de guerra “… ” Pato aqui, pato acolá”,etc. Resta-me ser solidário com todos os colegas e alunos. Felizmente já não estou nestes filmes,acho que já tinha falecido.
    Nota: em tempos idos fui obrigado a frequentar formações creditadas , para poder obter créditos necessários à minha progressão.
    Querem a verdade ?
    Não aprendi a mais pequena ponta de um corno em qualquer delas. E foram 3 no total . Não foi por má vontade minha. Triste mas verdadeiro. Apenas muito desgaste nervoso e tempo,muito tempo perdido.
    E mais nervos com a excitação de colegas super empenhados e a alinhar todos excitados.
    Não é triste ? A Educação entregue a esta corja ?
    Miséria mesmo ! É a minha sincera leitura desta farsa que dura há anos. Desta gente que ocupa lugares políticos e que estraga a saúde e faz mal a todos nós.
    Engraçado a mulher do Cost@,ter dado à sola. Ter passado de manifestante radical contra,para a aposentação…muito caladita… situação aplicável por pouco tempo.
    Esgotou-se logo a verba com essa finalidade.
    Palavras para quê ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.