O Paradoxo Seria Irremediável…

… se esta malta tivesse algum pudor e uma vaga preocupação em usar argumentos coerentes.

Porque são exactamente os mesmos que dizem que todos os alunos podem atingir os mesmos objectivos que depois aparecem a propor coisas curriculares giras e “ligadas ao concreto” ou que sejam “interessantes para os alunos” para que o sucesso seja garantido.

E, já agora, o pior preconceito é aquele que, para pretensamente ajudar quem é “discriminado” por razões sócio-económicas, pretende desenhar soluções curriculares “funcionais” que garantam o “sucesso para todos”, sabendo nós que isso irá esbarrar, fora da escola, com a triste realidade da falta de oportunidades para quem fica estigmatizado exactamente por essas soluções que nada garantem para além do triste e velho saber (mal) “ler, escrever e contar” (se possível com a ajuda da calculadora).

Quem quer mesmo ajudar os “coitadinhos” procura que eles deixem de o ser, não com condescendência e não acreditando – na prática – nas suas capacidades, mas sim com trabalho no sentido de eles conseguirem o melhor desempenho.

Tonecas

5 thoughts on “O Paradoxo Seria Irremediável…

  1. isso tudo regado com hipocrisia, pois até aos 18 anos existe esse protecionismo cognitivo-psico-emocional, mas após atingir essa provecta idade, tudo acaba abruptamente e, tal como a saída da caverna platónica, os petizes descobrem que a vida real não tem essa preocupação com o bem-estar individual, e se o que é necessário fazer deva ser apresentado de forma interessante…

    Gostar

  2. É isso mesmo, Paulo!
    Quanto mais o poder político tem forçado a Escola Pública a tratar os Pobres com Indulgência melhor os tem condenado à Indigência. Com a Imbecilização e Segregação do Currículo, por exemplo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.